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Mito ou verdade: salto alto pode prejudicar a sua saúde?

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Amado por damas de bom gosto, eles fazem parte do dia a dia de muitas mulheres. O uso deles dá um certo ar de elegância e uma levantada na auto-estima de quem usa, deixando algumas até bem mais sexy.

Mito ou verdade: salto alto pode prejudicar a sua saúde?

Porém, o custo pode ser alto – e é importante entender como o uso deste calçado pode afectar a sua saúde. O uso do salto alto pode fazer mal à sua saúde, com impacto sobre os pés, pernas e costas, além de prejudicar a sua estabilidade, postura e até mesmo causar mudanças estruturais ao seu corpo a longo prazo.

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Mudança na postura, equilíbrio e modo de andar

Quando se usa o salto alto, mantem-se o pé em uma posição estendida, o que aumenta a pressão na parte da frente ao pisar. Isso tira o seu equilíbrio, forçando uma inclinação da parte inferior do seu corpo, enquanto a parte de cima se inclina para trás, como um contrapeso. Isso ocorre de maneira quase imperceptível e prejudica o alinhamento do seu corpo, criando uma postura não-natural; e quanto mais alto o salto, pior é essa alteração.

Pesquisas mostram que quando se empurra a coluna para trás, aperta-se as articulações da coluna, aumentando a tensão muscular que, consequentemente, traz dores nas costas e na lombar.

Com o salto alto não é possível andar de maneira natural. Normalmente o movimento dos pés é feito pisando com o calcanhar primeiro, e em seguida os dedos fazem o movimento para baixo impulsionando um movimento continuo. Quando se usa o salto alto, não se pode “empurrar o chão” de maneira eficiente, o que demanda muito dos músculos do quadril e dos joelhos. 

Problemas como: Artrite, dor no pé, deformidades no pé e dedos e fascite plantar, podem ser desenvolvidos no uso constante do salto alto.

Como usar saltos de forma segura

É bem difícil pensar em deixar o salto quando já estamos totalmente habituadas a eles. Deixamos algumas dicas para usar este tipo de calçado de forma segura.

-Use-os apenas em ocasiões especiais.

-Faça atividades físicas que fortaleçam a sua musculatura e assim evitar dores.

-Se quiser ou precisar calçá-los durante o trabalho, carregue os sapatos em carteira e só coloque quando chegar no local.

-Durante o dia, tire os saltos para alongar as panturrilhas e massageie os pés de tempos em tempos.

-Dê preferência a saltos grossos e evite os que têm ajustes muito apertado. 

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