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Em dias quentes, cuide da sua pressão arterial

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Climas chuvosos seguidos de dias ensolarados e bastante quentes são bem comuns nesta fase do ano, o que para muitos de nós pode não ser tão agradável, atendendo à dinâmica do dia, que nem sempre permite estar num lugar fresco ou arejado. É necessário ter cuidado com a sua pressão arterial, pois o calor pode não ser um bom aliado para ela.

Em dias quentes, cuide da sua pressão arterial

Cientificamente conhecida como “hipotensão”, esta acontece quando a pressão arterial atinge valores iguais ou inferiores a 9×6, ou seja, 90 mmHg x 60 mmHg. Esta condição geralmente não causa sintomas, especialmente quando a pessoa sempre teve pressão baixa. Sendo assim, o calor pode não ser o único causador para hipotensão, porém, nesta fase é necessário ter bastante atenção.

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Os principais sintomas da hipotensão incluem:

  • Sensação de falta de energia ou fraqueza;
  • Dor de cabeça;
  • Cabeça pesada e sensação de vazio;
  • Tontura ou vertigem;
  • Náusea;
  • Pele húmida;
  • Palidez;
  • Visão turva ou baça;
  • Sonolência;
  • Dificuldade de concentração;
  • Confusão mental, especialmente em idosos;
  • Respiração rápida;
  • Pulso fraco e rápido;
  • Perda da consciência ou desmaio.

Tomar essas devidas precauções:

Beber 1 a 2 litros de água por dia, pois ajuda a aumentar o volume sanguíneo e a prevenir a desidratação;

Usar meias elásticas de compressão, para ajudar no retorno do sangue das pernas para o coração e melhorar a pressão arterial;

Levantar-se devagar, respirando profundamente; 

Aumentar o consumo de sal, de forma a tentar aumentar a pressão arterial. No entanto, esse aumento só deve ser feito sob a orientação de um médico ou nutricionista, uma vez que o uso exagerado de sal pode acabar por ser prejudicial a saúde;

Fazer refeições pouco volumosas, comer pouco em intervalos menores, a cada 2 ou 3 horas;

Tomar os remédios para a pressão alta correctamente, de acordo com as orientações do médico e nunca em doses superiores à indicada;

Praticar actividade física regularmente, indicada por um médico, para fortalecer os músculos dos braços e das pernas, pois ajuda o sangue a chegar mais facilmente ao coração e ao cérebro;

Beba bastantes sumos frescos, o importante é estar hidratado.

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