Publicidade

Que tipos de exercícios protegem os ossos?

Publicidade

Se deseja manter-se saudável à medida que amadurece, o exercício físico regular e organizado é a chave para o sucesso.

Que tipos de exercícios protegem os ossos?

A nossa saúde óssea é particularmente importante, pois estamos a falar da massa que sustenta o nosso corpo, protege os nossos órgãos e apoia os nossos músculos.

Publicidade

Existe algum tipo de actividade física que protege os ossos?

Os profissionais explicam que a partir dos 35/ 40 anos, há uma redução gradual da densidade óssea, o que ao longo do tempo pode resultar num risco maior de fracturas e de osteoporose. Por isso, é muito importante a prática de actividades físicas, pois isso pode minimizar o impacto da perda óssea.

Os exercícios em que existe levantamento de peso e resistências externas estimulam os osteoblastos, as células ósseas que são responsáveis ​​pelo crescimento e maturação óssea. Por outro lado, as actividades como natação e ciclismo são excelentes exercícios aeróbios, no entanto menos benéficos para a saúde óssea do que, por exemplo o andar, correr, saltar ou Zumba , porque eles não envolvem movimentos com peso ou impacto, explicam os profissionais

Como estimular a saúde dos ossos?

Para isso, a actividade física precisa de ter algumas propriedades, como por exemplo:

  • estimular a resistência, ou seja, exercícios que desafiem os músculos;
  • alguma actividade em que é necessário carregar o seu próprio peso e trabalhar contra a gravidade, como corrida e caminhada;
  • actividades com um pouco de impacto;
  • desportos como futebol, que envolvem curvas e paragens bruscas, também podem beneficiar.

Vale lembrar que é essencial conversar com um profissional de educação física para que ele possa passar as actividades mais adequadas para seu estilo de vida.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Que tipos de exercícios protegem os ossos?
Publicidade
Publicidade