Publicidade

A melhor hora para tomar o pequeno almoço

Publicidade

Já teve dúvidas sobre qual o melhor horário para tomar o pequeno-almoço? De facto, saber quando comer essa refeição é realmente complicado, porém bastante relevante.

A melhor hora para tomar o pequeno almoço

Quando se trata de seguir uma alimentação saudável, a hora em que come é tão importante quanto aquilo que ingere.

Publicidade

Não tomar o pequeno-almoço pode gerar uma série de problemas de saúde, incluindo stress, fadiga e maior susceptibilidade à obesidade e diabetes, revela um artigo publicado pela revista Forbes.

“Saltar esta refeição matinal confunde as hormonas da fome, fazendo com que coma em excesso mais tarde. Muitas pessoas sentem-se famintas à noite antes de se irem deitar só porque não comeram o suficiente no início do dia e o corpo está a tentar compensar esse défice”.

Não tomar o pequeno-almoço frequentemente prejudica o foco, afecta o estado de alerta e a produtividade. Com o tempo, também aumenta o risco de doenças cardiovasculares e de défices nutricionais graves, como por exemplo a carência de ferro no organismo, que por sua vez pode levar ao desenvolvimento de patologias como anemia ou leucemia. Já imaginou como algo que parece tão simples pode vir a causar tantos danos à sua saúde?

Mas afinal, qual é a melhor altura para tomar o pequeno-almoço?

A melhor altura para tomar o pequeno-almoço está no espaço de duas horas após acordar, mesmo antes das 9h30. Melhora o metabolismo do organismo, facilita a perda de peso e atrasa as complicações associadas à diabetes tipo 2 e outros distúrbios relacionados com a idade. Quanto mais cedo tomar o pequeno-almoço após acordar, melhor é para o seu metabolismo.

“Opte por opções fáceis como cereais integrais, leite magro, aveia e frutos secos, ovos cozidos ou maçã aos gomos polvilhada com canela, por exemplo”. Escolha também alimentos que pode facilmente transportar consigo, como fruta fresca, queijo fresco, iogurte ou granola caseira.

Comer alguma coisa, mesmo que seja pequena, ajudará o corpo a adaptar-se pouco a pouco à ideia de comer de manhã. Isso, consequentemente, fará com que a refeição se torne eventualmente uma rotina. E beba um copo de água quando acordar para se hidratar.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

A melhor hora para tomar o pequeno almoço
Publicidade
Publicidade