Publicidade

Mude vidas tornando-se alguém mais altruísta

Publicidade

O altruísmo é uma característica daqueles que se preocupam com o bem-estar dos outros e o fazem sem nenhum interesse em receber algo em troca, apenas o desejo de fazer o bem.

Mude vidas tornando-se alguém mais altruísta

Para ser altruísta não precisa fazer grandes esforços ou estar envolvido em diversos movimentos beneficentes, doações, acções, entre outras actividades. O altruísmo começa nas pequenas coisas do nosso dia-a-dia. Sendo assim, o poder para mudar centenas de vida no decorrer da nossa existência está em nós, resta-nos saber usar as ferramentas certas.

Publicidade

Deixamos 7 dicas para uma vida melhor:

Numa escala de 0 a 10, quanto é se preocupa com as pessoas com quem convive?

1 – Conheça as pessoas com quem convive na essência

Estar envolvido em questões da comunidade em que vive e na empresa em que trabalha, conhecer as dores dos seus familiares e amigos irá proporcionar, além de uma relação mais próxima, a possibilidade de saber como ajudá-las e fazer a diferença na vida delas.

2 – Tenha empatia

A empatia é uma característica fundamental de um indivíduo altruísta, pois é através dela que irá adquirir uma visão que considera as necessidades do outro, colocando-se no lugar dele. Ao adoptar uma postura empática, conseguirá agir sempre em prol do bem-estar daqueles que deseja ajudar, sem fazer julgamentos, apenas com a intenção de promover o bem.

3 – Seja altruísta no dia-a-dia

O altruísmo não se refere apenas a promover grandes eventos e fazer grandes doações. Como foi dito anteriormente, é perfeitamente possível ser altruísta sem ter um alto poder aquisitivo. Nesse sentido, procure realizar pequenos gestos de gentileza no seu dia-a-dia, como ajudar pessoas com alguma dificuldade, dar boleia a alguém, fornecer informações a desconhecidos, ceder o seu lugar em algum lugar público… São atitudes simples que podem ajudar a transformar o dia de alguém.

4 – Exercer o perdão e eliminar o rancor da sua vida

O altruísmo não combina com mágoas e rancores, então é importante eliminar esses sentimentos da sua vida, pois eles apenas lhe fazem mal. É natural que perca a confiança em alguém que o decepcionou, no entanto, por mais que a relação não possa voltar a ser a mesma, perdoe. Escolha conservar apenas sentimentos positivos, que o façam sentir bem e devolver isso para o universo através de acções altruístas.

5 – Tenha satisfação em ver outras pessoas felizes

A principal motivação para realizar gestos altruístas é alegrar-se ao ver que as suas acções podem fazer outras pessoas felizes. Então, tenha sempre isso como o seu lema de vida: fazer o bem sem desejar recompensas ou reconhecimento por isso. Faça do altruísmo um círculo virtuoso na sua vida, de forma a que quanto mais ajudar e se alegrar ao ver o resultado das suas atitudes, mais vontade terá de continuar agindo em prol do bem.

6 – Mantenha sempre o equilíbrio nas suas acções

Ajude, faça o bem, transforme vidas, mas sempre de forma equilibrada, sem doar mais do que pode e sem chegar a comprometer o seu sustento. Lembre-se sempre que cada indivíduo é único e especial, incluindo você. Então, cuide-se com o mesmo carinho que dedica àqueles que ajuda.

Fazer o bem faz bem: O universo devolve-nos exactamente o que emanamos. Aqueles que espalham a luz beneficiam por ter a sua vida iluminada pelo amor e pela gratidão. Doe sempre o seu melhor!

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Mude vidas tornando-se alguém mais altruísta
Publicidade
Publicidade