Publicidade

Mantenha a sua saúde mental em dia

Publicidade

Embora não se fale tanto quanto deveria, muitas pessoas acreditam que a sua saúde mental está em risco. Isso porque encontramos muitos empecilhos e desafios no nosso quotidiano, os quais nem sempre conseguimos resolver facilmente. 

Mantenha a sua saúde mental em dia

A carga de trabalho e as expectativas profissionais podem pesar sobre os nossos ombros. Precisamos de ser perfeitos, rápidos, produtivos, coesos, comunicativos o tempo todo, para satisfazer os requisitos das nossas carreiras.

Publicidade

Por que é que é importante cuidar da saúde mental?

Nada melhor do que começar o assunto a definir o que é saúde mental. Em geral, o termo é utilizado para se referir a tudo que envolve o bem-estar psicológico, social e emocional de um indivíduo, factores que afectam directamente as nossas acções, decisões e relacionamentos. 

É importante citar que a busca pela saúde mental não é exclusividade de pessoas que sofrem de transtornos psicológicos ou mentais, assim como o cuidado com a saúde não deve ocorrer apenas quando se está doente. 

Manter a saúde mental em dia envolve uma busca constante pela qualidade de vida através de autocuidado, relacionamentos saudáveis, hábitos estimulantes e uma rede de apoio sólida ao seu redor.  

7 dicas de como manter a saúde mental em dia:

 Pratique actividades físicas 

Exercícios são óptimos para fortalecer o corpo e também a mente. Estudos comprovam que mesmo actividades simples, como 30 minutos de caminhada todos os dias, ajudam a produzir serotonina, fortalecer a imunidade e melhorar a saúde como um todo. 

Priorize a qualidade do sono 

É essencial dormir bem, por isso, adopte uma rotina que facilite esse momento. Evite cafeína por pelo menos 8 horas antes de dormir, fique longe da televisão e do telemóvel pelo menos 30 minutos antes de dormir e tente ir para a cama sempre no mesmo horário. 

Dormir pelo menos 8 horas todos os dias eleva a saúde mental e também é essencial para a manutenção da imunidade e disposição. 

Explore actividades relaxantes 

Actividades relaxantes e focadas em tirar-nos de uma rotina sempre estimulante e acelerada são ideais para cuidar da mente. Alongamentos, yoga, meditação e exercícios respiratórios são exemplos desses hábitos, que trazem melhores resultados quando feitos todos os dias por pelo menos 30 minutos. 

Cuide bem dos seus relacionamentos 

O nosso relacionamento com familiares e amigos é muito importante para a nossa saúde mental, tanto na busca por suporte quanto na motivação em cuidar do próprio bem-estar para não gerar preocupações. Mais do que isso, ser grato e ajudar os outros eleva a moral e promove uma sensação positiva para a saúde mental. 

Valorize a sua personalidade 

Estamos a passar mais tempo a olhar para nós mesmos e isso pode levar-nos a focar em ditos defeitos e traços negativos. No entanto, é importante valorizar a própria personalidade, ser grato e reconhecer as suas próprias conquistas. 

Aprenda a lidar com situações stressantes 

Infelizmente, nem sempre é possível fugir de uma situação stressante. Porém, enfrentar o problema com uma abordagem prática, calma e relaxada pode ajudar na hora de lidar com isso.  

Não tenha medo de pedir ajuda 

É preciso reconhecer que pedir ajuda é uma demonstração de coragem e força, não de fraqueza. Reconhecer que não está tudo bem faz parte do processo de cura e abre portas para encontrar uma solução válida. 

Conte com amigos e familiares para se manter de pé e não tenha receio de pedir ajuda profissional quando necessário. 

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Mantenha a sua saúde mental em dia
Publicidade
Publicidade