Publicidade

Bebidas “da moda” que podem ser perigosas

Publicidade

Será que as bebidas vegetais de aveia, amêndoa e soja, produzidas através da adição de água a alimentos triturados, são uma boa alternativa para a substituição do leite? Não, na verdade são desaconselhadas devido ao valor proteico muito baixo.

Bebidas “da moda” que podem ser perigosas

Quem consome estas bebidas pode estar a comprometer a sua ingestão de  proteínas de elevado valor biológico com todos os aminoácidos essenciais. Isto porque, em termos nutricionais, estas bebidas vegetais não são equivalentes ao leite da vaca, principalmente no seu teor proteico. 

Publicidade

O consumo exagerado de leite de soja pode ser prejudicial à saúde porque ele pode dificultar a absorção de minerais e aminoácidos, e contém fitoestrogénios que podem alterar o funcionamento da tiróide. Esta orientação também serve para as outras bebidas à base de soja, como os iogurtes, por exemplo.

“Têm existido uma série de casos muito específicos em que crianças pequenas passaram a consumir estes produtos e desenvolveram uma espécie de deficiência de proteínas que não seria de esperar nas sociedades ocidentais”.

Metade das mulheres com idades compreendidas entre os 11 e os 18 anos não estão a obter o nível recomendado de ferro, um nutriente essencial à saúde e que está presente em alimentos de origem vegetal e animal em comparação com 11% dos homens da mesma idade.

O leite é uma das fontes mais ricas de iodo, que também se encontra nos peixes e mariscos. A carência de iodo é especialmente preocupante nas mulheres jovens que se aproximam da idade reprodutiva, porque é essencial para a saúde do feto.

O cálcio, assim como o magnésio, são importantes para o desenvolvimento ósseo. A falta destes minerais torna as mulheres mais propensas a enfrentar sérias complicações após a menopausa.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Bebidas “da moda” que podem ser perigosas
Publicidade
Publicidade