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Hora de fazer o detox digital

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Numa era digital, é bastante comum passarmos mais tempo em frente dos ecrãs do que a praticar qualquer outro tipo de actividade. Tudo isso deve-se ao desenvolvimento tecnológico que de certa forma transformou aparelhos e dispositivos digitais em itens fundamentais da rotina.

Hora de fazer o detox digital

A tecnologia é tudo de bom! De forma bastante simples, ela facilita a nossa vida, conectando-nos com o mundo todo, oferecendo (quase) todas as informações de que precisamos, ajudando-nos a resolver problemas ou fazer várias transacções sem sair de casa, estudar e até trabalhar.

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Apesar de todo benefício que ela traz, nem sempre essas ligações aos ecrãs se devem ao trabalho, escola ou qualquer outra actividade relevante que exija o seu uso constante. Tudo se deve à nossa má gestão do tempo dedicado aos ecrãs, por isso é necessário saber quando fazer um detox digital.

Para além disso, vários estudos mostram que cerca de 60% dos pais não têm controlo sobre o uso da tecnologia dos filhos e 75% dessas crianças estão autorizadas a ter equipamentos electrónicos no quarto. Estudos sugerem que o ideal seria que os pequenos usassem tecnologia apenas por duas horas diárias, o que não é só valido para crianças como para adultos, é um cuidado geral para todas as idades.

Quantas vezes no final do dia teve a sensação de que estava cansado mentalmente por ser bombardeado de notícias e informações o tempo todo? Esse sentimento é cada vez mais comum e por isso muitos especialistas têm recomendado o detox digital.

O que é o detox digital?

O detox digital é nada mais do que desconectar-se das redes sociais e passar um tempo desligado de todas actividades da internet que bombardeiam informação a todo momento – literalmente ficar offline. Esse ritual consiste em muito mais do que apenas deixar o telemóvel de lado, ela também sugere mais contacto com o ar livre e outras pessoas, além de dedicar algumas horas para hobbies e actividades físicas, entre outras boas práticas, o que justifica muito bem a sua expressão detox – que é sinónimo de deixar de lado vícios ou hábitos prejudiciais e dar espaço a actividades que promovam bem-estar e mais qualidade de vida.

Detox digital e os seus benefícios

Realizar um detox digital traz inúmeros benefícios para todas as pessoas e isso é fácil de imaginar. Afinal, num mundo onde se está cada vez  mais conectado à internet e menos próximo fisicamente, valorizar e ter momentos de bem-estar é fundamental para a qualidade de vida.

Confira os principais benefícios que ele pode trazer para o seu dia-a-dia:

• Optimização do tempo e da rotina de trabalho e maior produtividade;

• Melhoria da qualidade do sono;

• Tempo disponível para fazer actividades físicas e cuidar da saúde mental;

• Melhoria da nossa qualidade de relacionamentos;

• Aumento da empatia e da conexão com o próximo;

• Melhoria da auto-estima;

• Diminuição do nível de stress; 

• Menores índices de ansiedade;

• Fortalecimento das relações interpessoais;

• Mais tempo para dedicar a actividades prazerosas e gratificantes, como trabalho voluntário;

• Melhoria da concentração;

• Profundidade no auto-conhecimento. 

Coloque em prática

Mudar hábitos nem sempre é uma tarefa fácil. Afinal, as pessoas habituam-se a certos estilos de vida e mesmo que eles nem sempre façam bem, acabam por ser praticados por comodidade.

Porém, não deve ter medo da mudança e existem diversas maneiras de começar a praticar o detox digital hoje mesmo! Acompanhe as melhores dicas!

1. Configure o seu telemóvel para receber notificações apenas de pessoas e, se possível, tire o som dos alertas. Desactive as notificações de aplicações de corrida, de delivery e similares;

2. Não mexa no smartphone uma hora antes de dormir. Se possível, deixe-o noutro cómodo da casa e substitua-o por um despertador analógico;

3. Não olhe para o smartphone assim que acordar nem durante as refeições;

4. Determine um limite diário para consultar o telemóvel. Se quiser pode combinar consigo mesmo de aceder às redes sociais e portais de notícias apenas 3 vezes por dia, pela manhã, à tarde e à noite, durante 30 minutos no máximo;

5. Guarde o seu telemóvel quando estiver em companhia de outras pessoas;

6. Escolha um dia da semana para não aceder às redes sociais nem grupos do WhatsApp;

Com certeza deve ter pensado no quanto um detox digital poderá ajudar a ter uma vida mais leve, com mais qualidade e o quanto lhe será benéfico!

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