Publicidade

Chulé: Acabe já com este mal!

Publicidade

É tão desconfortável estar ao lado das pessoas e sentir o mau cheiro que vem dos seus pés, com ou sem os calçados.

Chulé: Acabe já com este mal!

A Bromidose – ou o chulé, como é geralmente conhecido – é um cheiro desagradável que surge nos pés devido à acção das bactérias sobre o suor. E é neste processo que acontece a fermentação, esta que por sua vez liberta os gases que têm um cheiro azedo, que formam o chulé.

Publicidade

Este odor, que normalmente tende a gerar desconforto na vida diária das pessoas, pode ser amenizado ou até mesmo eliminado. Porém, para tal é necessário obter alguns cuidados de higiene, como:

  • Manter os pés limpos: depois de lavá-los bem durante o banho, é importante atentar aos espaços entre os dedos e ao corte das unhas.
  • Lavar os calçados e as palmilhas com frequência.
  • Manter os calçados limpos e secos: depois de usar, coloque-os a secar e certifique-se de que estão num lugar ventilado.
  • Usar meias de algodão e de preferência não repetidamente: não é indicado usar a meia mais de uma vez, por mais limpa que pareça.
  • Ter a higiene sempre bem cuidada é fundamental para se evitar o chulé e outros problemas na pele.

Existem tratamentos caseiros que podem ser feitos para eliminar o odor, dentre eles:

  • Lavar os pés com folhas de alecrim: de nome científico Rosmarinus officinalis L., pois esta é uma planta medicinal com elevadas propriedades medicinais e aromáticas que proporcionam um eficaz tratamento contra o chulé. Basta simplesmente que ferva o alecrim e numa banheira com água adicione o álcool etílico e pode deixar os pés na água com as folhas durante 15 minutos. Repita o processo muitas vezes.
  • Banho de chá de gengibre e o uso de bicarbonato de sódio em água morna, durante 15 minutos. Estes produtos citados exalam ácidos como o metanotiol, responsável pelo mau cheiro, por isso pode repetir o processo 4 vezes por semana.

Lembre-se de que a higiene é o maior inimigo do chulé.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Chulé: Acabe já com este mal!
Publicidade
Publicidade