Publicidade

Sente muita fome? Por que será?

Publicidade

Não tem refeições em atraso, mas sente-se insaciado a todo o momento. O que é que estará a acontecer?

Sente muita fome? Por que será?

Factores hormonais, nutricionais, ou até mesmo emocionais podem ser a causa de tamanho apetite. Sentir fome o tempo todo, mesmo depois de comer, nem sempre é gula. Doenças como diabetes e problemas na tiróide também podem estar por trás da fome constante.

Publicidade

A fome é a sensação fisiológica que o organismo produz quando precisa de energia e nutrientes. O estômago vazio liberta uma hormona que age directamente no cérebro e activa a sensação de fome.

O aumento da fome não é normal, com a excepção de crianças, adolescentes ou mulheres grávidas, porque para estes as necessidades nutricionais aumentam e o corpo exige mais alimentos – nestes casos é normal.

Para uma rotina alimentar que o deixe saciado durante mais horas, adopte estes hábitos alimentares:

  • Faça refeições completas: Inclua nas suas refeições proteínas, hidratos de carbono e gorduras saudáveis.
  • Crie uma rotina alimentar saudável: Evite produtos processados e aumente o consumo de frutas, hortícolas, legumes, alimentos integrais, carnes magras e peixes.
  • Evite dietas restritivas: Saiba se tem realmente fome ou se tem apenas vontade de comer.
  • Coma sentado

Quando comemos rápido não permitimos que as hormonas façam a comunicação no tempo certo entre o estômago e o cérebro, o que aumenta a sensação de fome, por isso, melhore a qualidade da sua alimentação.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Sente muita fome? Por que será?
Publicidade
Publicidade