Publicidade

O que é que acontece depois de deixar de fumar?

Publicidade

Muitas pessoas têm o hábito de fumar, que é capaz de causar muitos danos físicos e psíquicos. Para muitos fumadores, o desejo de parar é constante, mas infelizmente não é uma tarefa fácil, por já estarem viciados em nicotina.

O que é que acontece depois de deixar de fumar?

O tabaco é o grande responsável por 90% dos casos de cancro de pulmão – por esse e muitos outros motivos, parar de fumar só traz benefícios ao seu corpo. Confira o que acontece ao seu corpo quando pára de fumar.

Publicidade

A pressão sanguínea e a temperatura dos pés e mãos voltam ao padrão de normalidade, logo após 20 minutos.

Após completar 8 horas sem fumar restam apenas 6,25% de nicotina no corpo, comparado com quem fuma regularmente.

O nível de oxigenação do sangue volta ao normal, depois de 12 horas sem fumar.

Em dois dias, as terminações nervosas que foram lesadas começam a regenerar-se e os seus sentidos (como o olfacto e tacto) normalizam.

O stress chega ao limite, resultado da falta de nicotina.

Depois de três semanas a três meses: a circulação sanguínea melhora e a tosse típica dos fumadores desaparece.

A resistência à insulina normaliza depois de dois meses, dando-lhe mais resistência.

A falta de respiração e a fadiga decaem fortemente. Os pulmões voltam a trabalhar com mais força, mantendo-se limpos e evitando infecções.

A possibilidade de sofrer um ataque cardíaco ou um AVC diminui pela metade, comparando com as chances de um fumador – isso só depois de um ano.

Depois de cinco anos, as possibilidades de um ex-fumador tem de sofrer um AVC passam a ser as mesmas das de quem não fuma.

Com o passar do tempo, os riscos de desenvolver um cancro no pulmão são de 30% a 50% menores do que nos fumadores. Também diminuem as chances de desenvolver cancro na boca, esófago, garganta e pâncreas. A chance de ocorrer diabetes em homens ou mulheres são as mesmas das de um não fumador.

Depois dos fumadores abdicarem do vício do tabagismo, há muitos passos a seguir para que a pessoa se torne saudável depois de algum tempo. A jornada é longa, mas traz muito mais saúde e qualidade de vida. Tenha sempre em mente que o futuro será melhor.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que é que acontece depois de deixar de fumar?
Publicidade
Publicidade