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4 maus hábitos que estarão a prejudicar a saúde do seu coração

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O seu coração trabalha muito a cada minuto do dia para mantê-lo saudável e não cuidar dele pode levar a grandes problemas de saúde. A doença cardíaca é a principal causa de morte para homens e mulheres, de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças.

4 maus hábitos que estarão a prejudicar a saúde do seu coração

Estes são alguns dos hábitos, revelados por especialistas, que se deve combater imediatamente para manter um coração saudável.

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Stress

Muito stress emocional estimula cronicamente o sistema nervoso simpático, que é a parte do sistema nervoso autónomo responsável pela resposta de “luta ou fuga” de um indivíduo. 

Os humanos desenvolveram essa resposta para escapar de situações perigosas. Quando sob stress crónico, as vias envolvidas no sistema nervoso simpático são activadas constantemente, levando ao aumento da inflamação e à secreção de hormonas do stress como a epinefrina (adrenalina). 

Isso leva a mudanças na fisiologia, que contribuem directa e indirectamente para a hipertensão arterial, distúrbios do ritmo eléctrico, colesterol alto e obesidade – todos factores de risco para doenças cardíacas. As actividades para aliviar o stress, como ioga, meditação, exercícios ou praticar um hobby, podem ajudar a melhorar a resposta do sistema nervoso.

Hábitos de dietas

O Dr. Tadwalkar compartilha: “A má alimentação é um dos principais contribuintes para doenças cardíacas. Isso inclui fast food, carnes processadas, carne vermelha, frituras, carboidratos refinados e refrigerantes. Alimentos que muitas vezes não são considerados maus para o coração, mas na verdade são, especialmente quando consumidos em grandes quantidades, incluem pão branco, pizza, sopa enlatada, barras energéticas, smoothies, bebidas desportivas e gelados”.

Infelizmente, os alimentos que fazem mal ao coração estão à nossa volta e é preciso algum esforço para não comer. Criar um plano de dieta funcional e fácil de incorporar no dia-a-dia é realmente desafiador, mas necessário para melhorar a saúde do coração. Felizmente, existem muitos profissionais indicados que podem ajudar nisso”, disse.

Não se exercitar

“Não se levantar e se mover é uma das principais causas de doenças cardiovasculares”, diz o Dr. Tadwalkar. O sedentarismo contribui muito para o processo de aterosclerose, que é a deposição de placa no revestimento interno das artérias.

O processo aterosclerótico pode contribuir para o desenvolvimento de um ataque cardíaco. Pode substituir até 15 a 30 minutos de tempo sedentário por tempo activo, por exemplo, usar uma bicicleta ergométrica enquanto vê televisão, ou simplesmente ficar em pé em vez de sentado, pode ter efeitos tremendos ao longo do tempo na prevenção de doenças cardíacas. .

Beber água da torneira

Se estiver a consumir água da torneira, poderá querer repensar esse hábito. A água da torneira, quando não tratada devidamente (que é o caso de Angola), tem grandes chances de conter urânio.

Estudos indicam que a exposição a níveis elevados de urânio por um longo período de tempo pode danificar os rins e o coração. E mesmo em baixas concentrações, o urânio representa um importante factor de risco para o desenvolvimento de doenças crónicas.

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