Publicidade

7 maneiras práticas para começar a viver uma vida simples e satisfatória

Publicidade

Já se sentiu sobrecarregado com as coisas e as distracções do mundo? Graças aos aparelhos electrónicos e à internet, recebemos um fluxo constante de informações – da mídia, influenciadores, amigos e familiares.

7 maneiras práticas para começar a viver uma vida simples e satisfatória

Por vivermos numa cultura orientada para o consumidor, muitos estão constantemente a economizar para comprar a próxima grande novidade. 

Publicidade

Viver uma vida simples parece um pouco diferente para todos, mas na sua essência, a vida simples é focar-se nas coisas que realmente importam. Em geral, essas coisas incluem a nossa família e os nossos amigos. Também pode incluir hobbies, saúde e bem-estar e trabalho.

Dando passos em direcção a uma vida simples, algumas etapas podem ser grandes, já outras requerem apenas uma pequena mudança de hábitos. Mas, independentemente da etapa, lembre-se de que cada pequeno passo ajudará a aproximar-se deste objectivo. 

Concentrar-se nessas áreas ajudará a viver uma vida simples e menos stressante.

1.Organize A sua casa

Ter uma casa cheia de coisas é o oposto de viver uma vida simples, logo, um óptimo primeiro passo para viver de forma mais simples é considerar organizar o seu espaço.

É comum apegarmo-nos a todos os tipos de coisas das quais não precisamos mais. Talvez tenha armários e gavetas cheios de roupas que nunca mais vai usar, ou prateleiras cheias de livros que não tem intenção de ler. Ou talvez tenha uma cozinha cheia de panelas, frigideiras e utensílios que não usa, uma garagem cheia de caixas que não são abertas há anos.

Quer perceba ou não, tudo isso contribui para sobrecarregar e aumentar o stress. Viver num espaço desordenado sufoca a nossa criatividade, sufoca o nosso espírito e torna impossível relaxar verdadeiramente. 

Há muitos benefícios resultantesde ter um espaço organizado. Ao organizar a sua casa, pode dizer adeus às coisas que não lhe trazem mais alegria – e aumentar a sua felicidade.

2.Compre menos coisas

Uma vez organizada a casa, se deseja viver uma vida simples não se deixe encher de coisas.

Em vez disso, tente ser mais intencional sobre as coisas que compraSe luta com o hábito de compras impulsivas, estabeleça uma regra e espere pelo menos um dia.

Ao dar a si mesmo tempo para considerar se verdadeiramente precisa ou não, muitas vezes pode aperceber-se de compras que não agregam valor, deste modo não só economizará dinheiro, como também evitará que a desordem se acumule na sua casa.

3.Desconecte-se com mais frequência

Muitos de nós estamos constantemente distraídos por electrónicos. Entre o telefone, computador, a televisão e os dispositivos inteligentes em toda casa, pode parecer impossível desconectar-se verdadeiramente. 

Mas ao distanciar-se desses electrónicos, pode surpreender-se ao ver o quão mais claramente pode pensar. Dormirá mais facilmente, sentir-se-á mais criativo e estará mais presente nas suas conversas com os outros.

Aqui estão algumas maneiras de desconectar e viver uma vida mais simples:

  • Faça do seu quarto um lugar para dormir. 
  • Livre-se da televisão e não se deixe levar pelas redes sociais na cama. 
  • Em vez disso, mantenha um livro na sua mesa de cabeceira e use um despertador antigo.
  • Limite i seu tempo de ecrã ao longo da semana. 
  • Existem aplicações que podem ajudá-lo a controlar o tempo de ecrã – se ainda não experimentou, pode ficar chocado ao ver quanto tempo realmente passa ao telemóvel. 
  • Não deixe a televisão ligada para ‘ruído de fundo’. 
  • Em vez disso, seja intencional e deliberado sobre ver televisão quando optar por usá-la.

4.Desfrute de refeições mais simples

A nossa dieta é uma área da qual muitos de nós podemos beneficiar se adoptarmos um pouco mais de simplicidade.

Viver uma vida simples também pode estender-se à sua cozinha. Organize a despensa e deixe de lado os lanches excessivamente processados ​​e tente limitar a comida para viagem e o fast food.

Em vez disso, dobre a preparação de refeições simples com ingredientes saudáveis. Abrace sementes, nozes, frutas, vegetais e proteínas de fontes sustentáveis. Faça os seus próprios molhos e misturas de especiarias quando possível.

5.Faça uma coisa de cada vez

Muitos de nós passamos nossos dias stressados ​​porque estamos a tentar fazer muito ao mesmo tempo.

Em vez disso, tente desacelerar e concentrar a sua energia em fazer uma coisa de cada vez. Perca-se num livro sem interrupções. Tem muito em mente? Dê um passeio – e deixe os seus auriculares em casa.

Converse com um amigo e concentre-se no momento em vez de distracções sem fim. Pare de se preocupar com o que precisa de fazer depois. 

Aprenda a fazer uma coisa de cada vez, depois de dominar a habilidade, nunca mais voltará a ficar assoberbado. 

6.Minimize as distracções

Se quer viver uma vida simples, considere que outras coisas na sua vida estão a distraí-lo. Se a sua agenda estiver lotada, reavalie os seus compromissos e decida que coisas precisa deixar de lado.

Certifique-se de que seu tempo e energia estão a ser usados intencionalmente. Gaste mais tempo com o que importa e recupere o seu tempo com o que não importa.

O objectivo de viver uma vida simples é limitar as distracções na sua vida para que tenha mais tempo e espaço livre para as coisas que mais importam para si.

7.Crie hábitos diários

Criar hábitos diários na sua vida é uma óptima forma de simplificar. Quando uma acção repetida se torna um hábito, requer menos pensamento e espaço mental.

Hábitos são algo que fazemos sem pensar nisso. À medida que trabalha para criar hábitos diários na sua vida, também estará a trabalhar em direcção ao seu objectivo de viver uma vida simples.

Criar hábitos de organização ajuda a manter o espaço organizado. Os hábitos são fundamentais para o sucesso na criação de mudanças duradouras na vida.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

7 maneiras práticas para começar a viver uma vida simples e satisfatória
Publicidade
Publicidade