Publicidade

7 dicas para ajudá-lo a instigar o amor pelo movimento no seu filho

Publicidade

Proporcionar oportunidades de movimento todos os dias é fundamental para o desenvolvimento físico, mental e emocional do seu filho. Também ajuda a preparar o terreno para a participação em actividades de condicionamento físico quando adulto.

7 dicas para ajudá-lo a instigar o amor pelo movimento no seu filho

Estas são as 7 dicas para ajudá-lo a inspirar o amor pelo movimento desde a tenra idade.

Publicidade

1. Verifique se a actividade é apropriada para a idade

Pedir a uma criança de 3 anos para participar de um jogo de ténis em família pode não ser a melhor maneira de estimular o movimento. No entanto, baixar a rede e dar-lhe uma raquete de tamanho pré-escolar com uma bola pequena aumenta o sucesso e melhora o factor diversão.

2. Foco nas habilidades motoras

Desenvolver habilidades motoras grandes é fundamental para crianças, especialmente pré-escolares. Essas habilidades ajudam as crianças com o equilíbrio, força, coordenação e tempo de reacção.

Se tem crianças pequenas e em idade pré-escolar, mantenha as actividades centradas em chutar ou jogar à bola, saltar, escalar, correr com obstáculos ou andar de triciclo ou bicicleta com rodinhas.

Certifique-se de que eles usam capacetes e outros equipamentos de protecção ao andar de bicicleta e supervisione-os adequadamente quando estiverem a escalar ou usar brinquedos ou dispositivos móveis.

3. Disponibilize brinquedos activos

Ao escolher brinquedos internos e externos, inclua itens que exijam brincadeiras activas, como bolas para crianças pequenas e bicicletas e patinetes para crianças mais velhas. Os brinquedos de escalada são uma excelente escolha para crianças pequenas, pré-escolares e escolares, certifique-se apenas de que são apropriados para a idade.

Procure brinquedos mais activos do que passivos em casa. Quando o seu filho pedir um brinquedo novo, peça-lhe que doe um brinquedo passivo em troca de um novo brinquedo activo. Isso inclina a balança a favor do movimento e ensina que menos é mais.

4. Incentive o jogo livre

O jogo livre é como as crianças aprendem sobre si mesmas e o seu ambiente. É também um excelente momento para se desviar para algum exercício.

Certifique-se de incluir várias oportunidades de jogo livre ao longo do dia. Para manter a brincadeira activa, incentive o seu filho a sair ao ar livre por 30 minutos e use a sua imaginação para criar uma pista de obstáculos ou gincana, andar de bicicleta ou patinete, ou brincar com bolas e outros brinquedos ao ar livre.

5. Seja activo com os seus filhos

Dizer às crianças de qualquer idade para “fazer algum exercício” nem sempre funciona. No entanto, se for activo com os seus filhos, é mais provável que eles queiram participar. Além disso, isso pode economizar tempo para pais que trabalhem e queiram exercitar-se, mas não querem ficar longe dos seus filhos fora do dia de trabalho.

6. Crie um cronograma de actividades

É recomendado criar uma programação semanal de actividade física com metas. Isso é algo que devem fazer juntos e expôr num local comum. Decida com o seu filho uma recompensa não relacionada com alimentos quando atingir esse objectivo.

7. Fale sobre condicionamento físico

Se quer inspirar os seus filhos a amar o movimento, precisa de ensinar-lhe o que isso significa. Procure oportunidades para criar uma cultura positiva de condicionamento físico em casa. Fale sobre os seus treinos, desportos e actividades e como eles são importantes na sua vida. Na mesa de jantar, debata sobre a comida e como ela estimula o movimento.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

7 dicas para ajudá-lo a instigar o amor pelo movimento no seu filho
Publicidade
Publicidade