Publicidade

Saiba mais sobre a hemorragia e os seus tipos

Publicidade

Algumas vezes temos sangramento em partes do corpo, que infelizmente não sabemos como explicar. Saiba que pode ser uma hemorragia.

Saiba mais sobre a hemorragia e os seus tipos

A hemorragia é a perda de sangue que acontece devido ao rompimento de vasos da circulação sanguínea, o que pode ser consequência de um ferimento, pancada ou alguma doença. A hemorragia pode ser interna ou externa.  Ela é externa quando o sangramento é visível (fora do corpo) e interna quando acontece dentro de alguma cavidade do organismo, como abdómen, crânio, pulmão, ou outra parte interna.

Publicidade

Quando há uma hemorragia externa, deve observar-se a coloração do sangue: se for vermelho vivo, será um jacto forte, necessitando de uma compressa feita imediatamente, pois há grande risco de morte por perda sanguínea. Se a cor do sangue for mais escura, há menor risco de morte, mas é indispensável  que se dê o devido tratamento, uma vez que na hemorragia externa pode haver uma grande perda de sangue em pouco tempo. Por isso é importante ter os cuidados  básicos  imediatamente, principalmente se for uma ferida muito extensa, ou se não parar de sangrar ao fim de 5 minutos. A hemorragia interna é mais difícil de ser identificada, pois o sangramento acontece sem que exista lesão na pele e acontece quando há lesão em algum órgão, sendo o tipo de hemorragia mais comum de acontecer após acidentes. Os sinais e sintomas de hemorragia interna podem demorar mais para surgir, mas à medida que acontece e que o sangue vai sendo acumulado no corpo, é possível notar:

Palidez e cansaço;

Pele fria;

Pulso rápido e fraco;

Respiração acelerada;

Muita sede;

Pressão baixa;

Náuseas ou vómitos com sangue;

Confusão mental ou desmaios e muita dor do abdómen (fica endurecido).

Dependendo da lesão, em alguns casos é possível verificar a saída de sangue pela boca, nariz, urina ou fezes. Conheça alguns tipos de hemorragias:

Hemorragia capilar: rompimento de vasos sanguíneos muitos pequenos;

Hemorragia arterial: rompimento de uma artéria;

Hemorragia venosa: rompimento de uma veia;

Hemorragia interna: não há exteriorização do sangue;

Hemorragia externa: o sangue sai para fora do corpo;

Hemorragia mista: ocorre mais de um tipo de hemorragia.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Saiba mais sobre a hemorragia e os seus tipos
Publicidade
Publicidade