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Os alimentos mais indicados para comer durante o período menstrual de acordo especialista

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A nossa dieta tem um impacto na maioria dos aspectos de nossa saúde, isto também durante o ciclo menstrual. Mas quais são os melhores alimentos para comer durante a menstruação?

Os alimentos mais indicados para comer durante o período menstrual de acordo especialista

Ter uma dieta equilibrada é sempre bom, mas em diferentes fases do ciclo menstrual, o corpo deseja e precisa de coisas diferentes. 

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O nosso corpo é mais harmonioso quando o alimentamos com aquilo de que ele precisa e mantê-lo sob controlo quando o equilíbrio de progesterona e estrogénio muda durante o período menstrual é importante para manter-se física e mentalmente bem. 

A menstruação é a eliminação do revestimento espesso do útero (endométrio) do através da vagina. A duração média de um período é de três a sete dias.

“No início do ciclo, as hormonas estão no nível mais baixo”, diz uma especialista. “Os níveis de energia são mais propensos a serem baixos, por isso é uma boa ideia comer muitos alimentos não processados ​​e ricos em nutrientes que mantêm os níveis de energia e açúcar no sangue estáveis”. É igualmente importante garantir que o corpo está constantemente hidratado com água fresca.

Adicionar alimentos com ferro também é importante. “Perde-se muito ferro através do sangue menstrual, portanto, alimentos ricos em ferro, como carne vermelha orgânica e carne de aves escura, devem ser uma prioridade”, diz ela. 

Também pode querer adicionar algum conforto e calor à sua dieta, pois pode estar a sentir-se um pouco dorida. A abundância de alimentos frescos, orgânicos e ricos em nutrientes e pratos assados ​​no forno são boas opções. 

Estudos mostraram que a vitamina E também pode ajudar a reduzir a dor. Para obter vitamina E da sua dieta, concentre-se em nozes e vegetais de folhas verdes.

A fase folicular começa no primeiro dia da menstruação e termina com a ovulação. É a fase mais longa do ciclo da mulher.

“Neste momento, é importante garantir que fornece ao seu corpo os nutrientes de que ele precisa”, diz a especialista. Concentre-se em alimentos que não aumentam drasticamente o açúcar no sangue e coma carboidratos mais complexos. 

Isso ocorre porque grandes oscilações de açúcar no sangue podem levar a desejos intensos e mudanças de humor, enquanto que os carboidratos complexos são libertados na corrente sanguínea mais lentamente e ajudam a manter o humor e os níveis de energia estáveis. 

A sua energia pode começar a aumentar um pouco durante esta fase, então pode começar a desejar mais alimentos frescos e menos ricos em amido e alimentos reconfortantes.

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