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A transpiração durante os treinos é indicativo de queima de calorias?

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Está a pingar de suor depois de uma sessão de treino pesada – mas todo esse suor significa que está a queimar mais calorias do que o normal? Isto até faz sentido; transpirar muito claramente significa que está a esforçar-se e isso requer energia extra. Mas a transpiração realmente queima calorias? Para descompactar a ciência e obter respostas, vamos saber de especialistas.

A transpiração durante os treinos é indicativo de queima de calorias?

O que causa a transpiração

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Primeiro, vamos entrar no objetivo da transpiração: o seu corpo transpira, não para queimar calorias, mas para protegê-lo do superaquecimento. “Suar é a maneira pela qual arrefecemos o corpo durante o exercício, ou outro stress térmico”, disse Thad E. Wilson, PhD, professor do departamento de fisiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Kentucky, EUA.

Pode ser difícil de acreditar, especialmente quando está a mergulhar num treino HIIT, mas o exercício em si não estimula a transpiração, diz Wilson. Em vez disso, o exercício desencadeia um aumento na temperatura interna, que, em última análise, diz ao seu corpo que é hora de suar para arrefecer.

Mais suor não significa mais queima de calorias

Basicamente, a transpiração por si só não afecta a quantidade de calorias que o seu corpo queima. Apesar de ser preciso energia para transportar fisicamente os iões que permitem que a água se mova para as glândulas para ser secretada como suor, é necessária alguma energia no processo de transpiração e o suor não é suficiente para fazer uma grande diferença na maneira como se sente ou no quanto pesa. 

O suor é apenas uma indicação de que o seu corpo perdeu água, não gordura corporal, diz a especialista em exercícios Gabbi Berkow, personal trainer certificada.

A actividade física em geral queima calorias. Quanto mais intensamente usa grandes grupos musculares, mais calorias o seu corpo irá utilizar – e mais calor (e suor) o seu corpo irá gerar, diz especialista.

Essa queima de calorias é mais significativa durante um treino aeróbico do que num treino de musculação. Mas se está a fazer um treino de peso ou intervalo e a descansar entre as séries, pode achar que não suou tanto. 

“Isso não significa que não fez um bom treino, queimou calorias ou construiu força – significa apenas que a temperatura do corpo não aumentou tanto”, diz Berkow.

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