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Aprenda como reduzir o stress através do diário

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Algumas pesquisas mostram que o registo positivo no diário melhora significativamente a saúde mental em relação às práticas de registo negativo.

Aprenda como reduzir o stress através do diário

O diário positivo pode assumir muitas formas, mas o diário expressivo (divulgação emocional escrita), diário de gratidão (identificando coisas pelas quais é grato e por quê), diário (registo de eventos mundanos da vida) e devocionais (comumente encontrados em pessoas religiosas para dedicar tempo a Deus) foram identificados como particularmente úteis.

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As práticas de diário negativo envolvem ruminar sobre as emoções negativas da vida e focar apenas onde essas emoções negativas se originam.

Sinta-se à vontade para escrever sobre qualquer coisa que lhe vier à mente, concentrando-se no contexto maior do stress na sua vida. No entanto, se não sabe por onde começar, tente identificar os seguintes componentes do stress na sua vida:

Mental 

Quando está stressado, que pensamentos tendem a surgir? Talvez perceba que está a ser hipercrítico consigo mesmo e com os outros. Ou talvez tende a cair em distorções cognitivas comuns com mais facilidade. Pode até começar a pensar nos seus próprios pontos fortes. Independentemente de que pensamentos tenha, simplesmente observe-os e use-os para processar o seu stress no diário.

Emocional 

Que outras emoções tendem a surgir quando está stressado? É possível que, quando está stressado, o seu “pavio” fique mais curto. Talvez chore mais facilmente. Alternativamente, talvez fique insensível às suas emoções. Novamente, sem se julgar por tais emoções (elas tentam ajudar-nos), observe e registe-as.

Físico

O que é que acontece dentro do seu corpo quando está stressado? O stress tem todos os tipos de manifestações físicas – talvez tenha dores de cabeça, tensão muscular, diminuição/aumento do apetite, ranja ou aperte os dentes, ou até mesmo sinta dores de estômago. Anote-os dentro do contexto das suas respostas ao stress.

Comportamental 

O que costuma fazer quando se sente stressado? Muitas pessoas tendem a procrastinar ou a aumentar o uso de álcool ou outras drogas. Alguns podem estalar os dedos, andar de um lado para o outro ou roer as unhas. Outros ainda recorrem a mecanismos de cooperação positivos, como passear, escrever num diário ou conversar com amigos. Observe a sua resposta típica ao anote.

Sinta-se livre para seguir onde quer que a sua mente vá. O diário pode ser uma ferramenta para nos ajudar e aprofundar a nossa compreensão da importância de determinados eventos e coisas nas nossas vidas. Então, vá para onde a sua mente o levar! Se houver ruminação e hiperfoco em emoções negativas, talvez encerre a sua prática tentando ser intencional sobre o significado dessas emoções ou coisas pelas quais é grato.

O objectivo deste diário é que aumente a sua consciência de como o stress surge na sua vida, para que possa percebê-lo enquanto está a acontecer (em vez de quando é tarde demais) e, esperançosamente, implementar estratégias para reduzi-lo antes que se torne incontrolável.

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