Publicidade

Tamarindo: conheça 5 benefícios desta fruta de origem africana

Publicidade

O tamarindo é uma fruta originária das savanas africanas, apesar do seu cultivo acontecer maioritariamente na Índia. Esta fruta, com apenas uma espécie, pertencente à família dos “Fabaceaes” – plantas com flor, com distribuição cosmopolita, que inclui as espécies vulgarmente conhecidas por leguminosas.

Tamarindo: conheça 5 benefícios desta fruta de origem africana

A composição deste fruto apresenta propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, bem como vitamina A, C e E, fibras e minerais. O mesmo ajuda a controlar ou estabilizar a pressão sanguínea e o nível de colesterol e também na hidratação da pele e do cabelo.

Publicidade

O tamarindo, devido ao seu sabor agridoce, é utilizado na culinária para confeccionar doces, gelados, refrescos, xaropes e também como tempero de carne, peixe e até mesmo arroz.

O consumo desta fruta africana agrega à saúde e bem-estar vários benefícios, dos quais citaremos 5.

Fortalece o sistema imunitário – por possuir acção antioxidante, antimicrobiana, antisséptica e antibacteriana, ela protege o organismo, agindo contra as bactérias que causam pneumonia e infecções na pele.

Contribui para o controlo do peso – devido à forte presença das fibras no tamarindo, quando consumido, ele causa a sensação de satisfação ou saciedade.

Ajuda a combater o diabetes – diminui a absorção de carboidratos, convertidos em gordura e açúcar, faz com que não ocorram aumentos excessivos de glicose no sangue.

Ajuda na saúde capilar e da pele – a presença da vitamina C na fruta estimula a produção da proteína colagénio – esta é responsável por manter a saúde da pele e do cabelo. Contém também vitamina A – responsável por manter hidratação do cabelo.

Tem acção anti-inflamatória – devido à sua propriedade anti-inflamatória, o tamarindo é utilizado como remédio fitoterápico, à base de ervas, combatendo processos inflamatórios.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Tamarindo: conheça 5 benefícios desta fruta de origem africana
Publicidade
Publicidade