Publicidade

Aprenda a fazer levantamento de perna correctamente

Publicidade

Os elevadores de perna têm o poder de ajudar a construir um tronco forte como parte da sua rotina de abdominais. Isso pode significar uma melhor postura, menos dores nas costas e mais força para impulsionar os seus treinos.

O elevador de pernas é exatamente o que parece – uma série de exercícios que envolvem o seu núcleo para levantar as pernas. São exercícios versáteis. Existem várias maneiras de os fazer e eles podem e devem ser modificados de acordo com o seu nível de condicionamento físico e metas de treino.

Publicidade

Existem várias formas diferentes de levantamento de pernas que permitem atingir vários músculos com diferentes níveis de intensidade. Fazer modificações que funcionem para o seu nível de condicionamento físico e os seus objetivos é importante para obter o máximo benefício da sua rotina de exercícios de levantamento de pernas. 

Elevação de perna tradicional

1. Deite-se no chão ou numa toalha fina ou tapete de ioga.

2. Cole firmemente as costas no chão – da cabeça às costas – certificando-se de que não há espaço entre o chão e a parte inferior das costas.

3. Aperte as pernas, da parte interna das coxas até aos tornozelos. Mantenha os deus pés e dedos relaxados.

4. Inspire enquanto levanta lentamente as duas pernas juntas, mantendo as pernas o mais rectas possível (o seu objectivo é colocar as pernas totalmente na vertical para que o seu corpo pareça um L maiúsculo. Isso pode levar algum tempo para ser alcançado.)

5. Expire lentamente enquanto baixa devagar as pernas. Baixe-as até que elas pairem apenas alguns centímetros acima do chão. 

6. Faça uma pausa e complete a próxima repetição. Os especialistas sugerem que os iniciantes comecem com cerca de 10 repetições por sessão ou 30 segundos, se preferir seguir o relógio. À medida que ganha força, pode começar lentamente a aumentar o número de repetições.

Aprenda a fazer levantamento de perna correctamente

Elevação de perna alternada

Para a variação de elevação alternada das pernas, levante as duas pernas até ficarem verticais ao chão (em forma do L maiúsculo), depois baixe-as uma de cada vez. Comece com 10 repetições por perna ou cerca de 30 segundos. 

Assim como nos levantamentos de perna tradicionais, pode dobrar 90 graus nos joelhos para diminuir a intensidade ou mantê-los rectos para aumentar um pouco a intensidade. 

Aprenda a fazer levantamento de perna correctamente

Elevação de perna reversa

Como essa variação requer costas fortes, os levantamentos invertidos de perna (também conhecidos como “hiperextensão reversa”) devem ser reservados para praticantes mais avançados. 

Deite-se de bruços. Empilhe as mãos sob a testa para dar à cabeça um lugar para descansar. Levante uma perna de cada vez, mantendo-a o mais recto possível. Faça cerca de 10 repetições com uma perna e depois mude para a outra. Construa mais repetições e tempos de treino mais longos à medida que ganha mais força. 

Aprenda a fazer levantamento de perna correctamente

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Aprenda a fazer levantamento de perna correctamente
Publicidade
Publicidade