Publicidade

O que é que significa estar fisicamente apto? Melhore o desempenho cardiorrespiratório

Publicidade

Especialistas definem aptidão física como “a capacidade de executar actividades diárias com desempenho, resistência e força ideais; com a gestão de doenças, fadiga e stress; e comportamento sedentário reduzido”.

O que é que significa estar fisicamente apto? Melhore o desempenho cardiorrespiratório

Esta descrição vai além de ser capaz de correr rapidamente ou levantar pesos pesados. Apesar de importantes, esses atributos abordam apenas áreas específicas da aptidão.

Publicidade

Desempenho cardiorrespiratório

A resistência cardiorrespiratória indica quão bem o corpo pode fornecer combustível durante a actividade física através dos sistemas circulatório e respiratório do corpo. As actividades que ajudam a melhorar a resistência cardiorrespiratória são aquelas que causam uma frequência cardíaca elevada por um período prolongado de tempo. Essas actividades incluem a natação e o ciclismo.

As pessoas que se envolvem regularmente nessas actividades são mais fisicamente aptas em termos de resistência cardiorrespiratória. Mas é importante começar estas actividades lentamente e aumentar gradualmente a intensidade ao longo do tempo.

O exercício aumenta a resistência cardiorrespiratória de várias maneiras. Por exemplo, o músculo cardíaco torna-se mais forte para poder bombear mais sangue por batimento cardíaco.

Ao mesmo tempo, pequenas artérias adicionais crescem dentro do tecido muscular para que possam fornecer sangue aos músculos em actividade de forma mais eficaz quando necessário.

Como é que a saúde do coração muda com o exercício? A eficiência do coração muda e melhora após um treino persistente. No entanto, pesquisas recentes sugerem que diferentes tipos de actividades alteram o coração de maneiras subtilmente diferentes.

Todos os tipos de exercício aumentam o tamanho geral do coração, mas existe diferença entre atletas de resistência – como remadores – e atletas de força, como jogadores de futebol.

Os corações de atletas de resistência mostram os ventrículos esquerdo e direito expandidos, enquanto os de atletas de força apresentam espessamento da parede do coração, particularmente do ventrículo esquerdo.

Como é que a saúde pulmonar muda com o exercício? Embora o coração se fortaleça constantemente ao longo do tempo, o sistema respiratório não se ajusta no mesmo grau. O tamanho do pulmão não muda, mas os pulmões usam oxigénio mais efectivamente.

Em geral, o exercício estimula o corpo a tornar-se mais eficiente em receber, distribuir e usar oxigénio. Com o tempo, esta melhoria aumenta a resistência e a saúde geral.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O que é que significa estar fisicamente apto? Melhore o desempenho cardiorrespiratório
Publicidade
Publicidade