Publicidade

2 benefícios do tomate para a saúde

Publicidade

Um tomate é tecnicamente uma fruta, porque é portadora de sementes e desenvolve-se a partir do ovário de uma planta com flores. 

2 benefícios do tomate para a saúde

Mas quando se trata de nutrição, os tomates — juntamente com pepinos e abobrinhas — são classificados como vegetais. Isto deve-se em parte ao baixo teor de carboidratos e açúcar: um tomate médio fornece apenas 22 calorias e cerca de 5 gramas de carboidratos totais, dos quais 3 são açúcar e 1,5 são fibra. 

Publicidade

O tomate é uma óptima fonte de vitaminas

Um único tomate pode fornecer cerca de 40% do mínimo diário recomendado de vitamina C. Além disso, os tomates fornecem vitamina A, que apoia a imunidade, a visão e a saúde da pele; vitamina K, que é boa para os ossos; e potássio, um nutriente essencial para a função cardíaca, contracções musculares, manutenção de uma pressão sanguínea saudável e equilíbrio de fluidos.

O tomate protege a saúde do coração

Os tomates contêm um antioxidante chamado licopeno, que é responsável pela sua cor vermelha. Pesquisas sugerem que, em termos de benefícios para a saúde do coração, é mais eficaz comer tomates e produtos de tomate do que tomar suplementos de licopeno. 

Outros estudos mostraram que níveis mais altos de licopeno no sangue estão ligados a menores taxas de mortalidade para pessoas com síndrome metabólica, um conjunto de factores de risco que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrame.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

2 benefícios do tomate para a saúde
Publicidade
Publicidade