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Podemos ou não comer antes de dormir?

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Os desejos nocturnos são muitas vezes inevitáveis, mas será que pode comer antes de dormir ou isto afectará a sua saúde?

Podemos ou não comer antes de dormir?

Os nutricionistas muitas vezes desaconselham tal prática porque pode ter um impacto na digestão e ao mesmo tempo atrapalhar a qualidade do sono. Também vai contra algumas dietas populares, como o jejum intermitente – mesmo que possa sentir fome nesse momento.

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No entanto, às vezes é difícil resistir à tentação de um lanche à meia-noite. Poderá estar a desejar carboidratos depois de muitas bebidas ou procurar algo para satisfazer aquele desejo por doces pós-jantar.

Mas o que realmente acontece com o corpo quando comemos antes de dormir?

Digestão

É importante que o corpo absorva os nutrientes certos da comida e uma boa digestão é fundamental para garantir que não sentimos desconforto depois de comer.

Como os nossos corpos são menos eficientes na digestão de alimentos à noite, isto significa que qualquer alimento ingerido antes de dormir pode permanecer no trato digestivo por muito tempo, o que causa desconforto à noite e mal-estar no dia seguinte.

Isto também pode afectar negativamente o colesterol e o açúcar no sangue. Todos nós temos o que chamamos de “noite biológica” por volta das 21h – quando somos menos eficientes a digerir e processar alimentos.

Uma pesquisa publicada em StatPearls também descobriu que evitar alimentos três horas antes de dormir pode aliviar os sintomas de problemas digestivos, como refluxo ácido. Isto ocorre porque comer antes de dormir pode fazer com que acorde mais à noite, o que pode causar refluxo.

Qualidade do sono

Um estudo publicado na revista Sleep Health, por exemplo, descobriu que comer ou beber menos de uma hora antes de dormir estava associado a acordar logo após adormecer – um sintoma chave da insónia crónica.

Enquanto isso, uma pesquisa publicada pelo Journal of Biological Rhythms mostrou que comer antes de dormir pode atrapalhar o seu ritmo circadiano (o relógio interno do seu corpo que regula os seus horários de sono). Isso sugere que o seu corpo é melhor a digerir alimentos quando você está activo e a luz está presente.

Quando tenta dormir, mas o seu corpo ainda precisa de digerir os alimentos, geralmente não consegue dormir profundamente porque os seus órgãos precisam de ficar acordados para processar os seus alimentos. É por isso que as pessoas podem ter sonhos estranhos ao comer antes de ir para a cama.

Benefícios de comer antes dormir

Os cientistas sugerem que comer antes de dormir não é uma boa ideia na maioria das vezes. Mas isso não significa que deva saltar uma refeição ou ir para a cama com fome se a sua única opção por comer tarde da noite.

Existem alguns alimentos que ajudam a dormir. Os alimentos que contêm vitaminas do complexo B, como leite, carne, ovos e leguminosas, que são importantes para o sono porque fazem os precursores das hormonas que induzem o sono.

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