Publicidade

Cancro da próstata: sinais precoce que alguns homens ignoram

Publicidade

O cancro da próstata é um dos principais cancrosem homens. Geralmente ocorre em homens com 65 anos ou mais. No entanto, tem havido um aumento nos casos de cancro da próstata entre a população mais jovem nos últimos tempos.

Cancro da próstata: sinais precoce que alguns homens ignoram

Especialistas alertam contra o atraso no diagnóstico e tratamento, já que pode ser fatal e intratável. Na maioria das vezes, os sintomas do cancro da doença são ignorados ou negligenciados, o que leva a estágios avançados da mesma. Dito isto, anote todos os primeiros sinais de cancro de próstata e não o confunda com uma doença benigna.

Publicidade

O que é cancro da próstata?

Esta é uma condição com risco de vida que ocorre na próstata, que é uma pequena glândula em forma de noz nos homens, que ajuda a produzir fluídoseminal que nutre e transporta o esperma.

De acordo com a American Cancer Society (ACS), o cancro de próstata começa quando as células da próstata começam a crescer sem controlo.

Os tipos de cancro de próstata incluem:• Carcinomas de pequenas células• Tumores neuro-endócrinos (excepto carcinomas de pequenas células)• Carcinomas de células transicionais• Sarcomas

O mais predominante é o adenocarcinoma, que é um tipo de cancro que se desenvolve nas glândulas que revestem a próstata. O adenocarcinoma também pode ocorrer em cancros de mama, estômago, pulmão, pâncreas e colo-rectal.

Sinais mais comuns de cancro de próstata a serem observados (pode ser confundido com outra doença)

Dado que a próstata está situada perto da bexiga e da uretra, há uma grande chance de ocorrer uma série de sintomas urinários, entre outros. Isso é comum durante os estágios iniciais do cancro e depende do tamanho e da localização do tumor. 

Alguns dos sinais podem incluir:• Dificuldade em urinar• Ardência, dor ou desconforto ao urinar• Micção frequente à noite• Sangue na urina• Sangue no sémen• Perda do controlo da bexiga• Disfunção erétil (DE)• Ejaculação dolorosa

O que os homens mais jovens precisam de saber sobre o cancro de próstata

A idade média para o primeiro diagnóstico de cancro de próstata é de 68 anos. No entanto, os homens também podem desenvolver cancro de próstata numa idade mais jovem.

Globalmente, houve um aumento no cancro de próstata de início precoce em homens com idade entre 15 e 40 anos.

Dito isto, entender os seus factores de risco, fazer exames regulares e conhecer os sinais e sintomas da doença pode ajudar no diagnóstico precoce. Os médicos acreditam que um diagnóstico de cancrode próstata em homens mais jovens provavelmente seja mais avançado, com menor chance de sobrevivência, do que um diagnóstico de cancro de próstata em homens mais velhos.

Dito isto, os tratamentos podem variar com base na idade, estágio, sintomas e saúde geral.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Cancro da próstata: sinais precoce que alguns homens ignoram
Publicidade
Publicidade