Publicidade

2 exercícios de respiração para fazer quando precisar de se acalmar

Publicidade

A respiração profunda pode ajudar a guiá-lo para um estado de relaxamento e acredita-se que ajude numa ampla gama de condições, desde ansiedade e hipertensão até à insónia, alívio da dor e recuperação pós-exercício.

2 exercícios de respiração para fazer quando precisar de se acalmar

Respirar lenta, profunda e intencionalmente acciona o sistema parassimpático, ou a parte do sistema nervoso autónomo que lhe diz para relaxar. Isto sinaliza ao seu cérebro que é hora de se acalmar. 

Publicidade

Em seguida, o cérebro diz ao corpo para accionar os travões e vários processos entram em acção, que neutralizam o sistema nervoso simpático, reduzindo a tensão física e diminuindo a frequência respiratória, a frequência cardíaca e até a pressão sanguínea, de acordo com a Universidade de Michigan Health.

Respiração diafragmática 

A respiração diafragmática está no centro de toda a respiração profunda, é um óptimo ponto de partidapara começar se é novo nisto. 

A respiração diafragmática às vezes é chamada de respiração abdominal, embora o diafragma e o abdómen não sejam a mesma coisa. É difícil sentir o próprio músculo do diafragma, então focar aatenção no movimento do abdómen (que é realmente o resultado do diafragma a mover-se para cima e para baixo com inspiração e expiração) é uma dica mais útil.1. Sente-se ou deite-se de costas numa posição confortável com uma mão na barriga logo abaixo das costelas e a outra no peito.2. Respire profundamente pelo nariz e deixe a barriga empurrar a mão para fora sem mover o peito.3. Expire pelos lábios fechados como se estivesse a assobiar e sinta a mão na sua barriga, mover-se para dentro enquanto a usa para empurrar o ar para fora.

Respiração da caixa

Isto é benéfico porque ajuda a centrá-lo, mantê-lo focado na sua respiração e desviar a mente das coisas que o preocupam. Pode fazer isto em casa à noite para ajudar a facilitar o sono. Também é recomendado usá-lo se acordar no meio da noite e tiver problemas para voltar a dormir.1. Sente-se ou deite-se de costas numa posição confortável.2. Inspire profundamente por um total de quatro segundos.3. Ao final da inspiração, prenda a respiração por quatro segundos.4. Em seguida, expire lentamente ao longo de quatro segundos.5. No final da expiração, prenda a respiração novamente por quatro segundos. Repita três ou quatro vezes.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

2 exercícios de respiração para fazer quando precisar de se acalmar
Publicidade
Publicidade