Publicidade

Espirro: um sinónimo de defesa

Publicidade

A maioria das pessoas questiona-se sobre o porquê do espirro. Este é um mecanismo de defesa do próprio organismo, ou seja, é resultado da reacção involuntária do sistema imunitário. Quando o organismo detecta a presença de micro-organismos nas vias respiratórias, isso é, nariz, boca ou garganta, o mesmo reage através do espirro, expelindo-os de modo a neutralizar potenciais invasores causadores de doenças.

Espirro: um sinónimo de defesa

Esta reacção é causado em alguns casos por uma irritação no nariz ou garganta devido à presença de substâncias estranhas, bem como outros motivos, como: presença de poeira em excesso no ambiente; doenças respiratórias, como gripes comuns e constipações; alergias; inalação de certos tipos de medicamentos ou drogas; entre outros.

Publicidade

Uma vez que o espirro é um mecanismo defesa do próprio organismo, os especialistas recomendam não evitar ou impede-los, pois pode provocar tontura, ruptura dos tímpanos ou  até mesmo uma inflamação.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Espirro: um sinónimo de defesa
Publicidade
Publicidade