Publicidade

Jejum intermitente: o que é e como funciona?

Publicidade

O jejum intermitente é um plano alimentar que alterna entre jejuar e comer num horário regular. As pesquisas mostram que o jejum intermitente é uma forma de gerir o peso e prevenir – ou até reverter – algumas doenças. Mas como fazê-lo? E é seguro?

Jejum intermitente: o que é e como funciona?

Muitas dietas concentram-se no que comer, mas o jejum intermitente concentra-se em quando comer.

Publicidade

Com o jejum intermitente, a pessoa come apenas durante um horário específico. Jejuar por um certo número de horas por dia, ou comer apenas uma refeição alguns dias por semana, pode ajudar o corpo a queimar gordura. As provas científicas também apontam para alguns benefícios para a saúde.

Hoje em dia, a TV, a internet e outros meios de entretenimento estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ficamos acordados por mais horas para assistir aos nossos programas favoritos, jogar e conversar online. Passamos o tempo todo sentados e a lanchar o dia todo – e a maior parte da noite.

Calorias extra e menos actividade podem significar um risco maior de obesidade, diabetes tipo 2, doenças cardíacas e outras doenças. Estudos científicos mostram que o jejum intermitente pode ajudar a reverter tais tendências.

Existem várias formas de fazer o jejum intermitente, mas todas elas são baseadas na escolha de períodos regulares para comer e jejuar. Por exemplo, comer apenas durante um período de oito horas por dia e jejuar no restante. Ou também optar por comer apenas uma refeição por dia, 2 dias por semana. O ponto é: existem muitos horários diferentes de jejum intermitente.

É importante consultar o médico antes de iniciar. Após obter o seu aval, a prática é simples. Poderá escolher uma abordagem diária, que restringe a alimentação diária a um período de 6 a 8 horas por dia. Por exemplo, pode optar por tentar o jejum 16/8: comer por oito horas e jejuar por 16.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Jejum intermitente: o que é e como funciona?
Publicidade
Publicidade