Publicidade

Conheça os principais benefícios do surf

Publicidade

O surf é um desporto praticado no mar, de forma individual.  Além de ser considerado um desporto radical – porque exige que o praticante tenha um bom equilíbrio sobre a prancha, enquanto este realiza várias manobras ao deslizar sobre as ondas – o surf é também um excelente aliado para a saúde e bem-estar do organismo.

Conheça os principais benefícios do surf

Este desporto ajuda o corpo a libertar substâncias que proporcionam uma sensação de bem-estar e o contacto constante com o mar e o ar puro ajuda a aumentar a qualidade de vida. Assim sendo, dentre vários, apresentaremos os principais benefícios do surf:

Publicidade

Aumenta a qualidade de vida e diminui o stressSurfar ajuda a esquecer o stress do dia-a-dia. O corpo liberta substâncias que dão a sensação de bem-estar. Além disso, o foco no exercício fará com que se esqueça de tudo o resto. A prática muda o seu estilo de vida. O contacto com o mar e a natureza trará uma sensação de liberdade e consciência corporal aguçada. Isso tudo reflete-se num aumento da qualidade de vida.

Fortalece e tonifica a musculatura corporal – Ficar em pé numa prancha exige muito esforço. Consequentemente, esse esforço repetitivo tonificará a musculatura. Os movimentos realizados durante uma sessão de surf trabalham todos os músculos do corpo.

Auxilia no emagrecimento – O surf também ajuda no emagrecimento. Em média, uma pessoa pode perder de 200 a 400 calorias com uma hora de prática. A perda de peso é variável de pessoa para pessoa, mas o surf é uma excelente opção para se manter activo nos dias de calor.

Melhora a respiração e a capacidade cardiorrespiratória – Em cima de uma prancha, dentro do mar, todos os seus músculos precisam de ser trabalhados em sincronia, portanto, o seu sistema cardiorrespiratório precisa de estar alinhado com todos eles. O exercício aeróbico intensifica-se durante a passagem da arrebentação com a remada e mergulhos.

Aumenta o equilíbrio – Para se equilibrar numa prancha é preciso prática e uma postura correcta, além de agilidade para driblar os obstáculos no mar. Isso trará mais equilíbrio ao corpo, fazendo com que esse benefício seja notado dentro e fora do mar.

Beneficia o sistema respiratório – A água salgada, contendo cloreto de sódio, magnésio e cálcio, desimpede os canais respiratórios e tem efeitos positivos nos pulmões. Contribui igualmente para a redução do risco de doenças como a sinusite ou a asma. Durante os treinos, o atleta controla constantemente a inspiração e expiração, tanto fora de água – dada a exigência e energia dispensada – quanto dentro, em que pode estar em apneia algum tempo, o que também ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais forte.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Conheça os principais benefícios do surf
Publicidade
Publicidade