Publicidade

Como lidar com a asma? Conheça os seus sintomas, causas e tratamentos

Publicidade

A asma é uma doença de longo prazo dos pulmões, faz com que as vias aéreas fiquem inflamadas e estreitas e dificulta a respiração. A asma grave pode causar problemas da fala ou audição.

Como lidar com a asma? Conheça os seus sintomas, causas e tratamentos

É caracterizada por uma inflamação dos tubos brônquicos, com secreções extra pegajosas dentro dos mesmos. As pessoas com asma apresentam sintomas quando as vias aéreas apertam, inflamam ou se enchem de muco.

Publicidade

Ataques leves de asma são geralmente mais comuns. Normalmente, as vias aéreas abrem-se dentro de alguns minutos a algumas horas. Ataques graves são menos comuns, mas duram mais e requerem ajuda médica imediata. É importante reconhecer e tratar até mesmo sintomas leves de asma para ajudar a prevenir episódios graves e manter a asma sob melhor controlo.

A asma é classificada pelos seus sintomas

Asma intermitente leve. Sintomas leves menos de duas vezes por semana. Sintomas nocturnos menos de duas vezes por mês. Poucos ataques de asma.

Asma persistente leve. Sintomas três a seis vezes por semana. Sintomas nocturnos três a quatro vezes por mês. Os ataques de asma podem afectar as actividades.

Asma persistente moderada. Sintomas diários de asma. Ataques nocturnos cinco ou mais vezes por mês. Os sintomas podem afectar as actividades.

Asma persistente grave. Sintomas contínuos dia e noite. A pessoa tem de limitar as suas actividades.

Causas da asma

Quando uma pessoa tem asma, as suas vias aéreas reagem às coisas do mundo ao seu redor, que podem causar sintomas ou piorá-los. Estes são:

  • Infecções como sinusite,constipação e gripe
  • Alérgenos como pólen, mofo, pêlos de animais e ácaros
  • Irritantes como odores fortes de perfumes ou produtos de limpeza
  • Poluição do ar
  • Fumo de tabaco
  • Exercício
  • Ar frio ou mudanças no clima, como temperatura ou humidade
  • Emoções fortes, como ansiedade, riso, tristeza ou stress
  • Medicamentos como aspirina
  • Conservantes de alimentos chamados sulfitos, encontrados em coisas como camarão, pickles, cerveja e vinho, frutas secas e sumos de limão engarrafado.

Muitos tratamentos de asma podem aliviar os seus sintomas. O médico trabalha para a elaboração de um plano de acção para a asma que delineará o seu tratamento e medicamentos. Podem incluir:

Corticosteroides inalatórios

Esses medicamentos tratam a asma a longo prazo. Isto significa que é preciso tomá-los todos os dias para manter a asma sob controlo. Eles previnem e aliviam o inchaço nas vias aéreas e podem ajudar o corpo a produzir menos muco, usando um dispositivo chamado inalador para levar o medicamento aos pulmões.

Modificadores de leucotrienos

Um outro tratamento de longo prazo para a asma, estes medicamentos bloqueiam os leucotrienos, coisas no seu corpo que desencadeiam um ataque de asma. A capsula é ingerida uma vez por dia. 

Beta-agonistas de longa duração 

Estes medicamentos relaxam as zonas musculares que cercam as vias aéreas. Também são chamados de broncodilatadores. Os medicamentos são tomados com um inalador, mesmo quando não tiver sintomas. 

Inalador combinado.

Este dispositivo fornece um corticosteroide inalado e um beta-agonista de longa acção combinados para aliviar a asma. 

Teofilina

Abre as vias aéreas e alivia o aperto no peito. A sua medicação é de longo prazo por via oral, sozinho ou com um corticosteroide inalado.

Anticolinérgicos

Estes broncodilatadores impedem a ccontracção das bandas musculares ao redor das vias aéreas.

Corticosteroides orais e intravenosos

São usados com um inalador de resgate durante um ataque de asma. Eles aliviam o inchaço e a inflamação nas vias aéreas. Os esteróides orais são tomados por um curto período de tempo, entre 5 dias e 2 semanas. 

Remédios caseiros

A medicação é provavelmente a opção mais indicada para controlar a asma, ainda assim há coisas que se podem fazer em casa para ajudar.

  • Evite os estímulos da asma;
  • Pratique exercícios regularmente;
  • Mantenha um peso saudável;
  • Cuide de condições que podem desencadear sintomas;
  • Faça exercícios de respiração para aliviar os sintomas, daí precisará de menos medicação;
  • Algumas pessoas usam tratamentos complementares, como ioga, acupuntura, bio-feedback ou suplementos como vitamina C e ding chuan tang. Converse com o seu médico antes de tentar qualquer uma destas sugestões.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Como lidar com a asma? Conheça os seus sintomas, causas e tratamentos
Publicidade
Publicidade