Publicidade

O poderoso (e barato) fruto que deve comer com frequência se quiser manter a pele jovem

É super prático, leve e cabe em qualquer lado. É, por isso, um dos melhores snacks para levar quando sai de casa.

Publicidade
O poderoso (e barato) fruto que deve comer com frequência se quiser manter a pele jovem

Quando as vemos na fruteira de casa, nunca sabemos se se trata de uma tangerina ou de uma das variedades parecidas que existem. Mas esta fruta é um dos alimentos da época com mais benefícios para a saúde. Além de ajudar a manter a pele jovem, desempenha um papel importante na prevenção das constipações, gripes e outras doenças mais graves. Portanto, se tem esta fruta em casa e só a come quando “não há mais nada de jeito”, não faz ideia do erro que está a cometer.

A tangerina é uma das frutas que estão há mais tempo disponíveis em Portugal. Originária de Marrocos, da cidade de Tânger, que lhe deu o nome, é um dos alimentos com mais benefícios que podemos ter em casa para comer no final das refeições — ou como snack.

Publicidade

A nível nutricional, a tangerina é rica em água, baixa em calorias e contém um excelente teor de vitamina C, que atua ao nível do sistema imunitário e participa na produção de colagénio”explica a nutricionista Lillian Barros à NiT. Duas tangerinas pequenas fornecem mais de metade da dose diária recomendada desta vitamina fundamental nos meses frios para curar constipações, gripes e que ajuda ainda a manter a pele com um aspeto jovem e saudável.

Esta fruta com sabor ácido e, simultaneamente, adocicado, tem um grande teor de ácido fólico — desempenha um papel relevante na gravidez, dado ter influência na divisão celular. “Além disso, ajuda no combate à anemia e a prevenir doenças cardiovasculares”, refere a especialista. E acrescenta: “Este componente é também também fundamental para o bom funcionamento do sistema nervoso”.

Tal como a banana, é rica em potássio, que é importante na regulação da tensão arterial, no equilíbrio dos fluidos corporais e no desenvolvimento dos músculos.

Se ainda não está convencido, a lista de benefícios continua, já que é uma fruta rica em fibra. Resultado: é uma ótima opção para ajudar a regular o trânsito intestinal. Além disso, pode contribuir para que se sinta saciado ao longo do dia. Por outras palavras, ajuda a que não estejamos sempre com fome e a cometer autênticas tragédias alimentares.

“Além disso, é uma fruta baixa em FODMAPs, um conjunto de hidratos de carbono de cadeia curta que tem uma absorção particularmente lenta ou inexistente no intestino delgado e fermentação imediata quando exposto a populações bacterianas. Por isso, é uma boa opção para quem sofre de síndrome do intestino irritável”, destaca Lillian Barros.

De acordo com a especialista e também autora do blogue “Santa Melancia”, é ainda uma ótima fonte de hidratação. Cerca de 80 por cento desta fruta é composta por água, tornando-se uma solução para quem não tem por hábito beber muita água ao longo do dia.

Por 100 gramas de tangerinas estará a ingerir apenas 44 calorias, oito gramas de hidratados de carbono, 32 gramas de vitaminas C e 240 de potássio. Além de ser muito interessante em termos nutritivos, é uma fruta muito versátil. Pode ser utilizada em sobremesas, pratos principais ou bebidas. A imaginação é limite.

Carregue na galeria para conhecer outras receitas amigas da dieta onde pode incluir a tangerina e tirar proveito dos seus benefícios.

Confira artigos semelhantes em www.nit.pt

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

O poderoso (e barato) fruto que deve comer com frequência se quiser manter a pele jovem
Publicidade
Publicidade