Publicidade

Relaxe! Tenha um natal sem stress com algumas dicas da Psicóloga Lina Domingos

Publicidade

Com o aproximar da quadra festiva, gerir um conjunto de emoções (dentre elas a maior proximidade e reencontro das famílias) fica cada vez mais difícil.

Relaxe! Tenha um natal sem stress com algumas dicas da Psicóloga Lina Domingos

É uma época muito desejada pelas crianças e um número grande de adultos e surge em mente uma série de coisas para serem executadas, desde os presentes até aos preparativos da ceia de natal.

Publicidade

Não experimentar várias doses de stress torna-se difícil – e por esta razão, Psicóloga Clínica e Forense Lina Domingos explica como se livrar deste desconforto e ajuda a tornar tudo mais leve.

Conheça  as dicas que vão  deixá-lo mais tranquilo

Viva o verdadeiro sentido de natal, designadamente as pessoas e os afectos. As pessoas da sua vida são o melhor do seu mundo, em qualquer época.

Evite ser perfeccionista,  com expectativas muito altas e que só vão exigir de si um acrescido esforço mental e físico.

Tenha uma atitude proactiva, planificando o seu Natal e o que pode fazer durante os dias que o antecedem e naqueles que são a véspera e o dia de Natal. Deste modo, aumenta a garantia de que não deixa nada para o fim e que não se depara com multidões em todas as direcções e lugares. Ao gerir e organizar com calma o tempo e toda a logística natalícia, poderá aproveitar de uma forma mais serena o que esta quadra proporciona, mas também requer.

Faça listas de compras, de presentes e de coisas a fazer, ou outras que lhe possam ser úteis. O objectivo é ajudar a estruturar as suas ideias e a assegurar-se de que não se esqueceu de nada.

Calcule os valores que quer gastar, atendendo à sua capacidade financeira. Não controlamos tudo. Recorde-se de que os planos que inicialmente desenhou devem ser passíveis de flexibilidade e – se necessário – podem ser activados planos alternativos.

E não se esqueça que estar presente vale incrivelmente mais do que um presente. Ter tempo para ter tempo de qualidade é um verdadeiro antídoto do stress.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Relaxe! Tenha um natal sem stress com algumas dicas da Psicóloga Lina Domingos
Publicidade
Publicidade