Publicidade

Dra. Sara explica a importância de beber muita água

Publicidade

Muitas funções do corpo dependem da água para funcionar correctamente. Precisamos de água, por exemplo, para digerir alimentos, absorver nutrientes, regular a temperatura do corpo e eliminar toxinas.

Dra. Sara explica a importância de beber muita água

Consumir água com maior frequência tem muitos benefícios, como prevenir doenças e melhorar o desempenho físico e mental. A falta de água pode causar fraqueza, tontura, dor de cabeça, fadiga, infecção urinária e outros problemas.

Publicidade

A água é o principal componente da linfa, um líquido transparente do sistema linfático que ajuda a filtrar e remover o excesso de líquidos e impurezas do organismo através da urina, além de transportar os glóbulos brancos para todo o corpo, ajudando a fortalecer o sistema imunitário.

Além disso, a água é importante para manter as funções do coração, intestinos, cérebro, músculos e pele, ajudando a controlar a temperatura corporal, evitar prisão de ventre, prevenir cálculos renais e manter a hidratação da pele.

É verdade que devemos beber 8 copos por dia?

“Depende.
Jovens até os 17 anos – 40 ml de água por cada kg; 18 a 55 anos – 35 ml por todos os kg; 55 a 65 anos – 30 ml por cada kg; mais de 66 anos – 25 ml por cada kg”.

5 Estratégia para beber água com maior frequência:

1. Invista em uma garrafa de água

O primeiro passo para garantir a ingestão de água é ter sempre por perto uma garrafa cheia. Cultive o hábito de abastecê-la assim que ela se esvaziar. Uma garrafa de água sempre cheia é um convite e lembrete para se manter hidratado.

2. Estabeleça metas

Uma outra dica para beber água regularmente e criar metas durante o dia, como beber uma garrafa inteira antes do almoço e, depois, uma outra leva até o final do expediente.

3. Beba água ao acordar e ao se deitar

Beber água ao acordar é a melhor maneira de começar o dia bem hidratado. Assim como criar metas é importante para você ter o hábito de beber muita água, uma outra dica é beber água assim que você acorda, antes mesmo do café. Tomar um copo d’agua antes de dormir também lhe ajudará a se manter hidratado durante o sono.

4. Faça água aromatizada

Se acha a água “sem graça”, aposte em alguns ingredientes para torná-la mais interessante. A infusão de frutas, gengibre e ervas pode dar um gostinho especial.

Algumas ideias são água com fatias de pepino e limão, água com kiwi e morango, água com folhas de hortelã com gengibre, água com gengibre e laranja. Deixe sua criatividade rolar solta ― só não vale adicionar açúcar.

5. Tenha lembretes

Nada disso dará certo se você não se lembrar, primeiramente, de beber água. Algo que pode ajudar nisso é ter lembretes no celular, no trabalho ou em casa para beber água. Pode ser um post-it na mesa do trabalho ou mesmo um alarme que toca diariamente, quantas vezes você decidir.

Só não vale ter preguiça e ignorar todas estas estratégias. Água é essencial para o corpo e introduzi-la no seu dia a dia, assim como outras coisas na vida, deve ser algo natural. Certamente, se você seguir estas dicas por algumas semanas, depois você sentirá falta e saberá que, de uma vez por todas, beber água virou um hábito saudável.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Dra. Sara explica a importância de beber muita água
Publicidade
Publicidade