Publicidade

Máscara fácial feita com o sangue menstrual: a trend do Tik Tok é segura?

Publicidade

É realmente uma sugestão de beleza funcional? Alguns dizem que sim, enquanto outros condenam tal prática. Veja o que é que alguns especialistas dizem sobre a nova tendência de beleza que se tornou viral no TikTok.

Máscara fácial feita com o sangue menstrual: a trend do Tik Tok é segura?

A prática tem sido divulgada amplamente por Influenciadores e bloggers. Tudo começou quando a jornalista influenciadora brasileira Luísa Moraleida partilhou nas suas redes sociais a sua fórmula secreta para manter uma pele lisa como a de um bebé, através da máscara facial feita com o seu sangue menstrual.

Publicidade

Desde então, muitos aderiram ao procedimento em massa, incluindo várias famosas. E nos últimos tempos identificou-se uma procura significativa entre as mulheres, do mesmo procedimento. Mas o que é que os especialistas dizem sobre isto?

A ciência não aprova, mas também não reprova

Cientificamente não existem restrições ao procedimento, o mesmo carece de estudos. “O sangue menstrual não é sujo, ele faz parte do organismo. Não existe nada na ciência que comprove se faz bem ou mal para a pele especificamente”, defende Luísa. 

Todavia, os especialistas alertam contra a prática. Para estes, “além dos problemas relacionados com a higiene, o sangue menstrual é composto por células epiteliais e sanguíneas e como qualquer fluido corporal, o sangue é muito propício à contaminação de microrganismos”.

“Este sangue passa pelavagina e é colonizado por fungos e bactérias. Por não existir uma comprovação científica, não podemos descartar completamente a chance de algum processo infeccioso. Sempre que aplicamos algo na pele, devem existir estudos a respeito, para ver a absorção e a segurança. O sangue não é infeccioso”, alertou a dermatologista.


Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Máscara fácial feita com o sangue menstrual: a trend do Tik Tok é segura?
Publicidade
Publicidade