O mau hálito é um problema do qual quem sofre, geralmente não se apercebe. Você não consegue sentir, mas os seus amigos e outras pessoas ao seu redor dão logo conta.
Não sentir o mau cheiro do próprio hálito é uma situação extremamente complicada, mas isso acontece devido a um processo fisiológico de adaptação chamado Fadiga Olfatória.
O mau hálito é também conhecido como halitose, um odor desagradável e persistente no ar que sai pela boca.
“As células do nosso olfato rapidamente se habituam a um odor – e se ele for constante, deixamos de senti-lo para assim perceber novos cheiros”, afirmou um especialista
Sinais e sintomas:
-Odor desagradável na boca
-Presença de saburra (crosta branca na língua)
Causas (entre várias outras):
– Má conservação dos dentes, inflamação das gengivas, pedaços de alimentos retidos entre os dentes, abcessos;
-Menor produção de saliva (por isso, o odor matinal é sempre mais forte do que os que ocorrem durante o dia);
-Ressecamento da boca, decorrente de jejum prolongado, desidratação, exposição ao ar condicionado, stress, uso de certos medicamentos, assim como respirar pela boca e falar por muito tempo;
-Presença de saburra lingual, isto é, de uma placa bacteriana esbranquiçada, amarelada ou acastanhada, que se forma no fundo da língua;
-Consumo excessivo de álcool;
-Infecções como amigdalites, sinusites, etc.
O mau hábito (halitose) é um sintoma de que algo não está bem no organismo. Por esta razão, é fundamental procurar um especialista para determinar a causa do odor desagradável na boca e depois fazer o tratamento.
Usar alguns truques para disfarçar, como o mentol, ou algumas chicletes, não vai ajudar a resolver o seu problema.
Existem vários hábitos que ajudam a purificar o hálito, tais como: ingerir alimentos fibrosos (como cereais e frutas), beber ao menos dois litros de água por dia e mastigar bem os alimentos.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.