Os cabelos brancos ainda são sinónimo de idade avançada, ainda que o número de pessoas abaixo dos 50 anos – a linha de idade estimada a desenvolver 50% do cabelo branco – com esta condição esteja a aumentar consideravelmente. Porém, o que é que causa o branqueamento precoce do cabelo?
A ciência ainda não encontrou uma resposta concreta para este fenómeno, contudo, alguns factores internos e externos podem estar na sua base: “o principal factor de aquisição de cabelos brancos mais precocemente é a genética”, diz especialista.
Dito isto, se os pais apresentam esta condição, a probabilidade de os filhos também a apresentarem é maior, embora não seja a única. Também a falta de vitamina B12, ligada à anemia perniciosa, bem como o stress oxidativo, são algumas das causas.
Algumas doenças autoimunes como vitiligo – uma condição autoimune na qual o sistema imunitário ataca as células produtoras de melanina na pele e no cabelo, o que causa manchas despigmentadas – também podem desencadear o branqueamento dos fios de cabelo.
Certo estudo realizado em 2013 associou o esse fenómeno ao hábito de fumar. Por gerar um número muito grande de oxigénio reativo no organismo, pode levar ao stress oxidativo – que é o desequilíbrio entre a produção de compostos oxidativos e os níveis de antioxidantes – prejudicando as células produtoras de melanina.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.