Publicidade

Especialista explica as possibilidades de se ser mãe após um cancro do ovário

Publicidade

A médica  oncologista Cristiana Marques esclareceu que o cancro do ovário é um desafio na vida das mulheres em idade fértil, mas existe esperança para quem pretende engravidar.

Especialista explica as possibilidades de se ser mãe após um cancro do ovário

“O cancro do ovário e o seu tratamento podem ser muito desafiantes em todas as esferas da vida da mulher, isto não significa que uma mulher em idade fértil não possa engravidar ou sequer ter essa esperança. A remoção cirúrgica do ovário e da trompa apenas do lado afectado pode ser uma solução para as mulheres mais jovens que ainda desejam uma gravidez futura”, explicou a médica.

Publicidade

Cristiana Marques recorda que existem vários tipos de cancro que podem prejudicar a fertilidade da mulher, com destaque para os ginecológicos e afirma que o do ovário é muito silencioso.

“Os sintomas nem sempre levantam suspeitas, o que faz com que oito em cada 10 casos sejam descobertos numa fase avançada, muitas vezes com metástases”.

De acordo com a oncologista em entrevista ao Lifestyle ao Minuto, o cancro do ovário afecta várias mulheres todos os anos e possui uma taxa alta de mortalidade.

A especialista prevê até 2035, em todo o mundo, um aumento de 55% nos casos e mais de 67% de mortes.

O cancro de ovário é difícil de ser diagnosticado e o mais letal entre os cancros ginecológicos. Por vezes,  quando os sintomas aparecem, já estão em estágios mais avançados.

O seu surgimento está associado a factores genéticos, hormonais e ambientais. A história familiar é o factor de risco isolado mais importante (cerca de 10% dos casos).

O tumor pode acometer a mulher em qualquer idade, mas é mais frequente depois dos 40 anos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Especialista explica as possibilidades de se ser mãe após um cancro do ovário
Publicidade
Publicidade