Cedo ou tarde a idade chega para todos. Ainda assim seria ingénuo concluir que o declínio mental e corporal é simplesmente por culpa do envelhecimento. Envelhecer saudável é o processo continuo na otimização do organismo para manter o corpo e amente funcional no decorrer do período.
Que tal prestar mais atenção nestes 3 aspectos da sua vida?
Alimentação balanceada em dieta mediterrânea
Esta dieta é indicada para quem deseja ter equilíbrio alimentar e correcto.
A dieta mediterrânea proporciona uma dieta saudável equilibrada do ponto de vista nutricional, capaz de reduzir a incidência de doenças cardiovasculares, tumores, diabetes e distúrbios alimentares, bem como retardar o declínio cognitivo do envelhecimento.
Coma frutas e legumes, cereais integrais, azeites, vinho; mas também peixe, carnes brancas (limitando o consumo de carnes vermelhas e gorduras), produtos lácteos e ovos.
Menos café e menos açúcar
O açúcar é um vilão para a saúde, capaz de prejudicar o organismo em todos em vários sentidos. As moléculas do açúcar e ás fibras do colágeno desencadeiam o processo de glicação que faz com a pele perca a elasticidade.
Já o café aumenta os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, por isso o recomendado é não abusar.
Saúde mental em primeiro lugar
As mudanças que ocorrem no DNA geralmente são sinais de envelhecimento e o estresse acelera tais mudanças. Portanto, é preciso estar emocionalmente apto para evitar o desgaste físico e psicológico. Evitar ansiedades, frustrações, nervosismos ou tristezas que podem atrapalhar hábitos de vida mais saudável.
A qualidade do sono também interfere na saúde mental. Cultivar bons hábitos de sono evita inflamações ao redor dos olhos, olheiras e pele ressequida – factores que favorece o envelhecimento precoce.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.