As diferentes tonalidades de cores da menstruação levam muitas mulheres temerem possível doença íntima, o que não é verdade. E se este é também o seu caso, não há nada com que se preocupar, mas adiante, especialistas explicam o que cada cor significa.
A cor da menstruação varia conforme a intensidade e o dia do ciclo, tais alterações ocorrem devido a mudanças hormonais. Em resumo, o fluxo de sangue e o período do ciclo menstrual provocam as mudanças na coloração da menstruação.
Menstruação rosada
Segundo especialista, a menstruação rosada “ocorre no final da menstruação num fluxo muito pequeno misturado à secreção”. Ou seja, a tonalidade rosada não indica necessariamente um problema, outrossim, o sangramento pode estar ligado ao uso de anticoncecionais hormonais, ovulação e finalmente uma infecção.
Menstruação vermelho-vivo
“Quando há um fluxo maior, as células de sangue empurram umas às outras e chegam ao absorvente em abundância e com a coloração vermelho-vivo”, observa especialista. Ela aparece comumente, no segundo ou terceiro dia do ciclo menstrual.
Menstruação vermelho-escura
De acordo especialista “acontece em dias mais intensos do fluxo menstrual e, normalmente, há a presença de coágulos de sangue”.
Menstruação castanho/borra de café
Ocorre “quando o fluxo menstrual está menor. As células saem do útero e passam mais lentamente pela vagina até chegar ao absorvente. Com isso, por conter ferro, o sangue se oxida e ganha uma coloração mais acastanhada”, explica especialista.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.