Na procura de boa qualidade de sono estão os aparelhos de monitoramento de sono, os famosos sleep trackers, que apesar da sua utilidade pode oferecer riscos a saúde.
De acordo a rede de saúde CFU, “estes dispositivos têm limitações que devem ser tidas em conta pelos seus utilizadores”. O principal problema está na sua incapacidade de informar corretamente a qualidade de sono do seu utilizador, sendo que na maioria das vezes estes aplicativos testam somente funcionalidades, não conseguem dizer com precisão os seus resultados.
Relacionado a isto, “por estarem cada vez mais acessíveis, sobretudo nos telemóveis pessoais, o uso destas tecnologias no domicílio pode inclusivamente tornar-se obsessivo para o seu utilizador, causando ansiedade”, refere a mesma fonte.
O foco exagerado nos dados biométricos chega a acarretar problemas de obsessão com os números, que não são, necessariamente, dignos de preocupação. A problemática tornou-se tão comum que a condição foi designada de “ortossonia”, refere a rede CFU.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.