Publicidade

Atenção aos factores que podem causar ou prolongar a infecção urinária

De forma resumida, a infecção urinária é qualquer contaminação bacteriana que cause sintomas no sistema urinário. Normalmente ela é causada pela Escherichia coli, mas pode ocorrer também com outras bactérias.

Atenção aos factores que podem causar ou prolongar a infecção urinária

Além dos outros factores que podem provocar a infecção urinaria nas mulheres, existem alguns pontos que predispõe às bactérias a não saírem do corpo ou a não serem combatidas pelo o mesmo.

Muito tempo sem urinar

O ideal é urinar sempre com intervalos de no máximo seis horas. Mais do que isso é tempo suficiente de a bactéria conseguir se instalar na bexiga e provocar a infecção.

Não beber água com frequência

A baixa ingestão de água não só reduz a vontade de urinar, como também diminui a capacidade do sistema de recolher as bactérias e fazer a limpeza interna do corpo.

Deficiências no endotélio da bexiga

As paredes internas (endotélio) da bexiga possuem uma camada que não permite a adesão das bactérias, ou seja, as bactérias não conseguem “grudar” nela, o que torna mais fácil a urina levar para fora. Por tanto, pessoas com problemas nesta camada têm maior chance de contrair infecções urinárias.

Presença de corpos estranhos na bexiga

Mesmo que as bactérias não consigam aderir às paredes internas da bexiga, elas podem se fixar nos corpos estranhos dentro da bexiga, como pedras, ou até mesmo algum tumor local.

Problemas de imunidade

Se a pessoa tem algum problema físico não tratado (como diabetes descompensada, questões de tireoide, etc.) ou algum outro fator que comprometa a sua imunidade, é mais provável que o organismo não consiga combater aquela infecção.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Atenção aos factores que podem causar ou prolongar a infecção urinária
Publicidade