Publicidade

Beber água no inverno é mais essencial em relação ao verão? Saiba porque

No frio, muitas pessoas esquecem de beber água, mas, ela é mais essencial no inverno do que em qualquer outra estação.

Beber água no inverno é mais essencial em relação ao verão? Saiba porque

As mudanças climáticas podem afectar directamente a saúde.  Por causa das baixas temperaturas no tempo de frio, beber água é fundamental para manter o bom funcionamento do organismo. Além de manter a pele hidratada, ajuda a evitar o aparecimento de algumas doenças.

Estudos revelam que a desidratação no inverno tende a ser mais grave que nas demais épocas do ano, uma vez que o ar fica mais seco, complicando casos como dificuldades respiratórias e problemas nos rins.

A hidratação auxilia a manter a temperatura corporal, facilita a eliminação de toxinas do organismo, lubrifica articulações, melhora a disposição, a fadiga mental e estimula o metabolismo. Além disso, os minerais presentes na água são capazes de melhorar a imunidade e, assim, ajudam na prevenção de doenças.

Sentir sede é um sinal de que o organismo necessita de reposição de água urgente, no entanto, durante o inverno, a tendência é de uma menor ingestão de líquidos frios, como a água.

Benefícios da água no tempo de frio

Água ajuda na digestão, mantém a pele hidratada, como já acima mencionado e evita doenças renais.

Muitas pessoas costumam trocar no tempo de frio a água por bebidas quentes, como café, chá, o leite, chocolate quente. Mas segundo nutricionistas, isso deve ser evitado, pois a água não pode ser substituída nunca por outro tipo de bebida, pois tem suas funções muito bem definidas.

No tempo de frio a tendência é que as pessoas percam mais peso do que o verão, porque o corpo gasta mais energia para manter a temperatura do corpo aquecida. E com isso, costuma-se também perder líquido neste processo. Por isso é importante manter a hidratação no inverno, porque mesmo que pareça que o corpo transpire menos no inverno, ele gasta água durante outras funções.

O consumo de água também facilita a eliminação de toxinas que se acumulam em nosso organismo, sendo eliminados por meio da urina. A água também lubrifica as articulações, evitando a desidratação nas cartilagens e também ajuda a manter a temperatura do corpo. Além de ser essencial nos processos fisiológicos, da digestão, absorção, excreção e no bom funcionamento do rim e do intestino.

Quem tem problema renal, por exemplo, saiba que é preciso muita atenção nesta época do ano, porque no inverno muita gente deixa de beber água, um factor importante que ajuda a combater este tipo de doença.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Beber água no inverno é mais essencial em relação ao verão? Saiba porque
Publicidade