Publicidade

Adoçante aspartame é “possivelmente cancerígeno”, segundo a OMS

Publicidade

O aspartame é um dos adoçantes mais usados na indústria de bebidas e alimentos, sobretudo naqueles declarados de baixas calorias. A Organização Mundial da Saúde classificou o adoçante aspartame como um provável causador de cancro, mas afirmou que o consumo da substância é seguro, desde que seja respeitado um limite diário.

Adoçante aspartame é “possivelmente cancerígeno”, segundo a OMS

A conclusão consta de uma análise conjunta efectuada pela Agência Internacional para Pesquisa do Cancro (IARC), do comité misto de peritos da OMS e da Organização da Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (JECFA), citadas pela Lusa.

Publicidade

As duas entidades realizaram análises independentes, mas complementares, com o objectivo de avaliar os potenciais riscos cancerígenos e outros perigos para a saúde associados ao consumo de aspartame. A IARC classificou o adoçante como possivelmente carcinogénico para os humanos, com base em informação limitada para um tipo de cancro do fígado, mas o JECFA concluiu que os dados avaliados não apontam para a necessidade de alterar a dose diária admissível previamente estabelecida, de até 40 miligramas por cada quilo de peso do consumidor.

Para um adulto que pese 70 kg, por exemplo, seria algo como 14 latas de refrigerante diet. O chefe de nutrição da OMS, Francesco Branca, explicou que a recomendação é moderar tanto o consumo de açúcar quanto de adoçantes. E que, na dúvida entre um refrigerante normal e um diet, devemos sempre considerar uma terceira opção, que é beber água. Também foram observadas evidências limitadas de cancro em animais de laboratório.

“As evidências limitadas sobre o carcinoma hepatocelular vêm de três estudos realizados nos Estados Unidos e em dez países europeus. Esses são os únicos estudos epidemiológicos sobre o câncer de fígado”, afirmou a Dra. Mary Schubauer-Berigan, da IAR.

A Dra. Mary Schubauer-Berigan alertou para a “necessidade de mais estudos” para compreender “se o consumo de aspartame representa um risco carcinogénico”.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Adoçante aspartame é “possivelmente cancerígeno”, segundo a OMS
Publicidade
Publicidade