Existem alguns lugares na casa que acumulam mais bactérias devido à falta de limpeza adequada, ou à presença constante de humidade. Recentemente, a Compare The Market” analisou múltiplos lugares da casa (os mais negligenciados) com o objectivo de descobrir quão sujos estão realmente.
Com esta análise, os especialistas concluíram que a ventilação das casas de banho (que acumula quase dois mil grupos diferentes de bactérias) é o local que fica em primeiro lugar na lista.
Entre as bactérias encontradas incluem-se algumas muito nocivas, como a E.coli e a pseudomona aeruginosa, sendo que esta última raramente causa doenças fora do ambiente hospitalar. Existe, no entanto, um risco de infecção entre indivíduos com o sistema imunitário fraco, crianças e idosos. É ainda possível que acumule leveduras e bactérias ambientais como Bacillus e Listeria.
Representam mesmo um perigo, explica a farmacêutica Nyrah Saleem, no jornal britânico Metro. Por exemplo, “se a ventilação da casa de banho estiver contaminada com Bacillus e a libertar no ar, o risco de infecções respiratórias, como a pneumonia, aumenta. Já a Listeria é uma estirpe de bactéria que pode causar uma doença grave de origem alimentar chamada listeriose”, acrescenta.
Mas existem outros locais que acumulam múltiplos grupos de bactérias. Conheça a lista completa. Locais da casa que não deve negligenciar:
É importante limpar regularmente esses locais para evitar a acumulação excessiva de bactérias e reduzir o risco de doenças e infecções. Utilizar produtos de limpeza adequados e adoptar práticas de higiene pessoal também são medidas essenciais para manter uma casa limpa e saudável.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.