Publicidade

Atenção! É perigoso comer alimentos nos quais pousaram moscas alerta nutricionista!

Em tempos de calor, as moscas aparecem com ainda mais intensidade. “Segundo os especialistas, deve-se ao facto de este insecto reproduzir-se mais facilmente em temperaturas elevadas, que facilitam a decomposição do material sobre o qual se desenvolvem”, explica a nutricionista Mariana Cortes, em entrevista ao Lifestyle ao Minuto. Além disso, no Verão, “a comida apodrece com maior facilidade, o que aumenta a disponibilidade de alimentos para este insecto”, disse. 

Atenção! É perigoso comer alimentos nos quais pousaram moscas alerta nutricionista!

De acordo com a nutricionista, “as moscas transportam diversas bactérias, fungose vírus, dado que se alimentam de material orgânico em decomposição, principalmente excrementos”. Ao pousarem em determinado alimento, “acabam por deixar sempre um rasto indesejado destes compostos, que é impercetível a olho nu”. A contaminação acontece porque as moscas “vomitam para a comida, de modo a conseguir digeri-la”. Isto faz com que “as enzimas presentes na sua saliva decomponham parcialmente o alimento, para que depois elas o possam digerir mais facilmente”.

O risco de intoxicação após um contacto breve é muito reduzido, mas ainda assim, sabe-se que não é nulo, acrescenta a nutricionista. O nível de contaminação varia e quanto mais moscas e mais tempo estiverem em cima da comida, maior é o risco. 

Mesmo assim, Mariana partilha que as moscas têm um papel no meio ambiente e não devem ser completamente exterminadas, dado que fazem parte de uma cadeia alimentar e são o alimento de outros seres vivos. 

Para finalizar, deixa recomendações para manter as mocas longe dos alimentos:

  • Mantenha os lixos sempre fechados e se possível vazios, especialmente nos dias mais quentes;
  • Coloque uma tampa na sua fruteira:  o odor da fruta atrai os insetos;
  • Armazene os alimentos em locais limpos e fechados;
  • Mantenha as panelas com comida sempre fechadas, mesmo que se vá servir dentro de pouco tempo;
  • Lave os utensílios de cozinha que ficam expostos na sua bancada ou pia, uma vez que as moscas e outros insectos podem pousar neles.

“Não são apenas as moscas que carregam microrganismos, as formigas, assim como as abelhas, também apresentam risco de contaminação de alimentos”, alerta.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Atenção! É perigoso comer alimentos nos quais pousaram moscas alerta nutricionista!
Publicidade