Publicidade

Homens: esta posição pode afectar a produção de esperma, alertam os médicos

Normalmente, há duas formas de se  sentar numa cadeira e cruzar as pernas: uma à altura do joelho e a outra sobre o tornozelo. Cerca de 62% das pessoas cruzam a direita sobre a esquerda, 26% fazem o contrário e 12% não têm preferência. O melhor é repensar a forma como coloca as pernas ao sentar-se.

Homens: esta posição pode afectar a produção de esperma, alertam os médicos

A maioria das pesquisas indicam que cruzar a perna na altura dos joelhos é pior do que sobre os tornozelos. Vamos dar uma olhada nas evidências: o site Best Life falou com vários médicos, como a fisioterapeuta Sandra Gail Frayna, Sean Ormond, Leann Poston e Jared Heathman, que identificaram alguns dos principais riscos de se sentar de pernas cruzadas.

Há evidências de que cruzar as pernas pode afectar a produção de esperma. Isso acontece porque a temperatura dos testículos precisa se estar entre 2°C e 6°C abaixo da temperatura corporal padrão. Estar sentado aumenta a temperatura dos testículos em 2°C e cruzar as pernas pode aumentar a temperatura dos testículos em até 3,5°C.

E estudos sugerem que um aumento na temperatura da bolsa escrotal, ou do testículo, pode reduzir tanto a contagem, quanto a qualidade dos espermatozóides.

Além deste risco da produção do esperma, os médicos adicionaram outros factos pertinentes sobre sentar-se de pernas cruzadas, que servem para homens e mulheres.

Hipertensão

“Quando cruza as pernas, o sangue tem de passar por um canal menor e as veias podem ficar comprimidas, dificultando o retorno do sangue ao coração”, refere Sean Ormond.

Coágulos no sangue

“Ficar sentado, especialmente numa posição restritiva, pode retardar o fluxo sanguíneo e aumentar o risco de coágulos”, explica Leann Poston.

Dores crónicas

“Pode sobrecarregar os músculos e ligamentos da coluna, causar desconforto ou dor crónica ao longo dos anos”, conta Sean Ormond.

Problemas na anca

“Se cruzá-las até à altura do joelho, esta posição acaba por exercer uma pressão sobre a zona da anca”, continua.

Paralisia

Pode acontecer algo chamado de “paralisia da perna cruzada”, quando fica sentado desta forma durante largos períodos. “Isso ocorre quando a pressão é mantida num nervo por tempo suficiente para causar paralisia”, explica Jared Heathman.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Homens: esta posição pode afectar a produção de esperma, alertam os médicos
Publicidade