Publicidade

Do removedor de maquilhagem à prateleira de shampoo: um novo uso para a água micelar

Publicidade

Poucas pessoas sabem que um dos cosméticos de limpeza facial mais populares – a água micelar – também é óptimo em outras áreas além da remoção de maquilhagem. A água micelar tornou-se um elemento importante do cuidado diário devido às suas propriedades: remove todos os resíduos de produtos de maquilhagem, bem como impurezas e substâncias que obstruem os poros da pele.

Do removedor de maquilhagem à prateleira de shampoo: um novo uso para a água micelar

Recentemente, no entanto, tem vindo a ganhar popularidade entre os profissionais de cuidados com os cabelos como um produto de limpeza suave que remove o sebo e as impurezas acumuladas no couro cabeludo. Aqui está tudo o que você deve saber sobre ela.

Publicidade

A tricologista Dra. Sravya C Tipirneni, do Manipal Hospitals, em Bengaluru, explica que, nos cuidados com os cabelos, a água micelar ganhou grande reputação pelo facto de limpar com eficácia o cabelo e o couro cabeludo, sem privá-lo de óleos naturais. É, portanto, uma solução tentadora para quem procura um método de limpeza mais suave. 

A explicação científica de como a água micelar limpa o cabelo é semelhante à descrição da sua função no cuidado da pele.  A água micelar contém micelas, pequenas moléculas de limpeza que atraem sujidade, sebo e impurezas, tornando-as fáceis de lavar depois. Aplicados nos cabelos e no couro cabeludo, eles agem como ímanes, retirando a sujidade e o excesso de oleosidade, sem perturbar o equilíbrio higroscópico natural – diz a especialista.

Ao contrário dos shampoos tradicionais que ressecam a haste capilar, a água micelar ajuda a manter a humidade natural dos fios, deixando-os hidratados e menos propensos ao ressecamento, ou frizz. A água micelar pode ajudar a remover excesso de sebo e impurezas, criando um ambiente mais saudável para o crescimento do cabelo e reduzindo a probabilidade de problemas como caspa.

No entanto, embora a água seja geralmente considerada segura para o cabelo, a especialista recomenda que as pessoas que usam água micelar pura para lavar o couro cabeludo a diluam com água pura para evitar que ela se acumule no cabelo.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Do removedor de maquilhagem à prateleira de shampoo: um novo uso para a água micelar
Publicidade
Publicidade