Publicidade

Cancro do colón: o rastreio é sempre a melhor prevenção

Publicidade

O cancro do colón é o terceiro cancro mais frequente no mundo. Atinge a região central do intestino grosso, que está localizada entre o ceco (início do órgão) e o recto (última parte do órgão). Ele deriva do crescimento desenfreado de células do revestimento do cólon e – por ser semelhante ao cancro do recto – também pode ser chamado de cancro colorrectal.

Cancro do colón: o rastreio é sempre a melhor prevenção

De acordo com o Dr. Amaurys Gonzalez, o cancro do colón é também o segundo mais frequente nos homens, depois do cancro da próstata, ocupando o primeiro lugar em termos de mortalidade.

Publicidade

“Os factores que podem influenciar o aparecimento da doença são comportamentais, sendo os mais determinantes a ingestão de alimentos processados, as carnes vermelhas, bebidas alcoólicas em excesso, pouca ingestão de frutas, legumes, etc. Tudo isto pode favorecer o aparecimento do cancro colorrectal”, disse.

O aumento de peso é um dos factores mais associados ao aparecimento desta doença. Portanto, o cancro colorrectal é uma doença silenciosa e pode evoluir sem sintomas, por isso, recomenda-se a realização do rastreio (na ausência de sintomas) a pessoas com idades compreendidas entre os 50 e os 74 anos.

Em alguns casos particulares, como pessoas com familiares de primeiro grau que tenham tido cancro colorrectal; com síndromes genéticas que aumentem o risco de cancro do intestino e que tenham o diagnóstico de doença inflamatória do intestino (Doença de Crohn/Colite Ulcerosa), a idade do início do rastreio pode ser mais precoce. O rastreio consiste num exame de colonoscopia, ou na pesquisa de sangue oculto nas fezes por método imunoquímico e (nos casos positivos) seguido pela colonoscopia.

Em 2020, o protagonista do filme Pantera Negra Chadwick Boseman faleceu de cancro do colón. Boseman terá sido diagnosticado com cancro de cólon de estágio 3 em 2016, tendo finalmente sucumbido ao mesmo com apenas 43 anos.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Cancro do colón: o rastreio é sempre a melhor prevenção
Publicidade
Publicidade