
“Os olhos oferecem imensas pistas sobre a saúde de cada um”, explica Sophie Koh, uma optometrista, no site DailyMail. Segundo a especialista, analisando os olhos é possível detectar uma série de doenças crónicas, como diabetes e cancro.
Entre os sinais de alerta, enumera alguns, como manchas de sangue na parte de trás do olho, nervos ópticos inchados e ainda um anel cinzento que rodeia a córnea.
Claro, os sintomas nem sempre são uma prova conclusiva de cancro, ou de uma doença específica, mas um exame oftalmológico pode ajudar a detectar problemas nas suas fases iniciais.
Cancro
Segundo a especialista, em alguns casos, o olho é o primeiro local a mostrar sinais precoces de uma série de cancros, incluindo tumores cerebrais, melanoma, leucemia e linfoma. “O inchaço do nervo ótico, retinas com sangue e manchas novas, ou de aspecto irregular na parte da frente ou atrás do olho são sinais de alerta”, explica a optometrista.
Acidente vascular cerebral (AVC)
“Bloqueios ou coágulos na retina podem ser o primeiro sinal de que uma pessoa está em risco elevado de sofrer um AVC. Se o doente estiver a sofrer uma perda súbita da visão lateral, isso também pode ser um sinal de aviso de que ocorreram danos cerebrais”, afirmou Sophie.
Diabetes
Normalmente, “a retinopatia diabética afecta os capilares da retina e aparece inicialmente como manchas de sangue na parte de trás do olho, que podem ser detectadas durante exames oftalmológicos de rotina”.
Esclerose múltipla
Esta condição pode causar uma doença chamada neurite óptica, em que o nervo óptico incha e causa visão desfocada, algo diagnosticado em 25% dos indivíduos diagnosticados com esclerose múltipla.
Níveis de colesterol elevados
“Encontrar um anel branco, azul, ou cinzento a rodear a córnea significa em alguns casos que existe uma acumulação de colesterol na corrente sanguínea”, explicou a optometrista. “Isto pode aparecer mesmo aos trinta e quarenta anos.”
Doenças da tiróide
“O hipertiroidismo não se limita a deixar os olhos vermelhos e com comichão. Em casos mais graves, pode causar inchaço dos músculos oculares, o que faz com que os globos oculares fiquem salientes e provoquem visão dupla”, alertou.
Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.