Publicidade

Boas notícias! Rir pode ser o melhor remédio para os sintomas de doenças cardíacas

Investigadores sugerem que as gargalhadas podem ajudar a aliviar os sintomas de doenças cardíacas. É o resultado de uma investigação feita no Brasil, onde foi realizado um ensaio clínico sobre os efeitos da “terapia do riso”.

Boas notícias! Rir pode ser o melhor remédio para os sintomas de doenças cardíacas

Para fazerem o estudo, os cientistas analisaram 26 adultos com uma idade média de 64 anos, aos quais tinha sido diagnosticada uma doença arterial coronária. Metade dos participantes viu programas cómicos todas as semanas, ao longo de três meses, enquanto a outra metade viu documentários sérios.

Graças a isto, o grupo que viu as comédias relatou uma melhoria de 10% nos níveis de oxigénio no coração e no corpo, assim como na capacidade de expansão das suas artérias. Foram ainda registadas algumas reduções nos biomarcadores inflamatórios e que indicam a quantidade de placa acumulada nos vasos sanguíneos e o risco de ataque cardíaco, ou acidente vascular cerebral.  

Para justificar estas conclusões, os especialistas acreditam que o riso liberta endorfinas capazes de reduzir a inflamação e ajuda o coração e os vasos sanguíneos a relaxar.

Tendo isto em conta, os investigadores recomendam que “a terapia do riso poderia ser implementada em instituições e sistemas de saúde como o Serviço Nacional de Saúde Britânico, para indivíduos em risco de problemas cardíacos”. 

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Boas notícias! Rir pode ser o melhor remédio para os sintomas de doenças cardíacas
Publicidade