Publicidade

Antes de fazer uma mamografia não use desodorizante. Obstetra alerta

A mamografia é um exame na mama, baseado num método de imagem médica que recorre à radiação ionizante e permite avaliar o parênquima mamário, para detectar nódulos,  ou agrupamento de microcalcificações.

Antes de fazer uma mamografia não use desodorizante. Obstetra alerta

A mamografia é executada por um Técnico de Radiologia e tem uma duração média de 15 minutos. Posteriormente, é avaliada e relatada por um Médico Radiologista, sendo esta avaliação (conhecida como relatório) que permite conhecer os resultados do exame.

Segundo a obstetra Elizabeth Roth, em entrevista ao ‘website’ The Healthy, os desodorizantes devem ser evitados no próprio dia do exame, uma vez que podem alterar o resultado do teste.

“A razão é que muitos desodorizantes contêm alumínio, que na mamografia parece-se com calcificações mamárias e pode ser lido como um falso positivo”, revela a médica. Explica ainda que é algo que os médicos desta especialidade lidam com frequência, por isso, não se deve preocupar.

Antes de fazer uma mamografia não use desodorizante. Obstetra alerta

Embora a mamografia seja realizada na sua maioria a mulheres, pode também ser realizada em indivíduos do sexo masculino. A mamografia masculinadeve ser realizada sempre que o médico assistente detectar alguma alteração suspeita na avaliação clínica, por exemplo, um nódulo palpável.

A mamografia utiliza radiação de baixa dose e é o único exame validado para rastreio do cancro da mama na população geral. Em rastreio, o objectivo é diagnosticar tumores sub-clínicos, isto é, tumores não palpáveis e que não apresentem outros sinais ou sintomas.

Mais vale ter este cuidado, do que depois ter de repetir o teste, por exemplo. Pode também ter atenção aos ingredientes do seu desodorizante e confirmar se tem, ou não, alumínio.

Gostarias de escrever para a Chocolate? Aceitamos sempre colaborações com convidados da nossa comunidade e estamos sempre à procura de novos colaboradores. Entra em contacto connosco e vamos discutir as tuas ideias.

Antes de fazer uma mamografia não use desodorizante. Obstetra alerta
Publicidade